Carrossel portista deixou Shakhtar ourado

FC Porto vs Shakhtar Donetsk (LUSA)


O Carrossel do FC Porto anda com problemas na electricidade. O problema, para os outros, claro está, é que quando ele se liga e fica a trabalhar o tempo que é preciso, os adversários, que entram sempre para dar umas voltas, saem de lá de dentro a cambalear. Foi o que aconteceu ao Shakhtar Donetsk esta noite. Os ucranianos entraram mais fortes, ainda que sem criar perigo ostensivamente, aliás nunca o fizeram, e até marcaram primeiro, mas apenas porque Helton deixou. Hulk, à bomba, e Kléber, dividindo com James, deram a volta ao encontro.

A principal surpresa do onze portista acabou por ser a presença de Defour, no lugar de Belluschi. Apesar do bom jogo do belga contra o Setúbal, era de esperar que Vítor Pereira desse a titularidade ao argentino. Não aconteceu e Defour acabou por mostrar a qualidade que já se suspeitara existir pelo jogo contra os sadinos, embora neste caso de forma mais intermitente. Os ucranianos, sempre aquela equipa de Quente & Frio, ataque e defesa, respectivamente, entraram atrevidos no encontro. Contudo, seria o Porto a dispor da primeira claríssima ocasião de perigo. Já depois de Hulk ter enviado uma bola à barra num remate a meias com Defour, James caiu na grande área após ter sofrido falta que o árbitro alemão não hesitou em assinalar.

Abre-se aqui um aparte para falar de "El Bandido". Vítor Pereira entende o colombiano bem melhor que André Vilas-Boas. Com o "Astérix", James jogava demasiado preso à linha, já com o seu sucessor, o jovem prodígio vagueia pelo campo, com total liberdade para fazer companhia a Kléber, para vir à linha ou para ir ao lado contrário jogar bonito com Hulk. E, de facto, Rodríguez não sabe jogar feio. Um, perdão, mais um, enorme recital de bom futebol esta noite.

FC Porto vs Shakhtar Donetsk (LUSA)

Mas Hulk haveria e falhar o "penalty", acertando agora no poste. Quase na resposta, o Shakhtar mostrou que com a legião de brasileiros não se pode brincar. Willian veio da esquerda para o meio, passando com facilidade por Fucile e rematou fácil para...Hélton não agarrar. Ora e se na Liga Europa a história seria outra, na Liga dos Campeões estes erros não são perdoados. Foi o que fez Luiz Adriano que aproveitou para gelar o Dragão com um oportuno golo. E foi tudo. Conforme havia dito Mircea Lucescu, o Shakhtar ia jogar no erro do Porto, fê-lo e fê-lo bem mas, daí em diante, limitou-se a defender. O Porto, pacientemente ia aparecendo, apoiado pelos adeptos que costumam acordar mais nos jogos europeus, não se sabe se também eles consideram ou não a Liga dos Campeões uma montra...

Ora se Hulk tinha falhado a grande penalidade, quis redimir-se rapidamente e, quinze minutos volvidos, na marcação de um livre, fez o golo de melhor efeito da noite. Remate...Incrível a dar o empate aos azuis-e-brancos. Até final da primeira metade, nota ainda para o apagão ainda maior do Shakhtar, equipa que apenas se viu quando Rakitskyi entrou de forma bárbara sobre Moutinho e recebeu ordem de expulsão por vermelho directo, com direito a raspanete de Lucescu.

FC Porto vs Shakhtar Donetsk (LUSA)

Na segunda parte, sentido único de jogo novamente, com o Porto a arrumar rapidamente a questão. James tem um lance para recordar, na sua estreia na Champions, senta Srna e oferece o golo a Kleber, este a estrear-se a marcar na Liga Milionária e a ir comemorar o tento com Vítor Pereira. Até final, o jogo foi perdendo interesse, com o Porto a dar a ideia de ter sempre o encontro controlado, mais ainda quando Chygrynskyy viu o segundo amarelo a dez minutos dos noventa. No final, vitória para o Porto que é líder em igualdade com o surpreendente APOEL.