Cipriotas chamaram por Messi, Portugal respondeu Ronaldo

Chipre vs Portugal (foto: EPA)

Portugal derrotou a seleção de Chipre, numa deslocação sempre complicado àquela ilha europeia, por uns gordos 0-4. Contudo, não se poderá dizer que se tratou de uma vitória clarividente já que, talvez tentando esconder que o caso Ricardo Carvalho poderá ter afetado animicamente o grupo, a falto do virtuosismo técnico e que coloca a equipa das "Quinas" noutro patamar, não existiu ontem. Há, ainda assim, alguns aspetos de destaque que resultaram do final dos 90 minutos: com esta vitória, Portugal depende agora unicamente de si para chegar ao Euro 2012; num encontro em que os adeptos cipriotas clamavam por Messi nas bancadas, bem que o argentino lhes tinha dado muito jeito, porque Ronaldo terá sido o seu maior pesadelo, ao marcar dois golos e fazer uma assistência.

Na primeira parte o "triplo M" do meio-campo, demorou algum tempo até começar a carburar e, por isso mesmo, as oportunidades eram escassas e a dinâmica portuguesa estava afetada. Os Lusos só chegariam à vantagem ao minuto 35, Dobrasinovic cometeu falta na grande área, viu o segundo amarelo e recebeu a consequente ordem de expulsão. Na conversão, Ronaldo não perdoou. O segundo tempo trouxe a equipa de Paulo Bento a tentar gerir uma vantagem magra, o que é sempre um enorme risco. Valeu, todavia, o facto de a seleção de Chipre estar a jogar com 10 elementos e as armas ofensivas de que dispunha não serem minimamente poderosas. Não obstante, a defesa nacional ainda sentiu alguns calafrios.

Chipre vs Portugal (foto: EPA)

Os restantes três golos que completariam a goleada foram marcados nos últimos sete minutos, logo após ter sido (mal) anulado um golo a Chipre. Primeiro Ronaldo a completar o seu "bis" no encontro, para logo a seguir assistir Hugo Almeida para golo do avançado do Besiktas. Já ao cair do pano, Danny completaria a goleada. Mais do que a exibição, fica o resultado. Como em Guimarães, Portugal marcou quatro. A diferença é que, sem o "patrão desertor" do setor mais recuado, não se sofreram quatro golos.