Benfica mais perto da fase de grupos da Champions

"Encarnados" ganham vantagem

O Benfica ganhou ligeira vantagem rumo ao apuramento para a fase de grupos da UEFA Champions League, ao empatar fora esta terça-feira com o FC Twente, por 2-2, na primeira mão do “play-off”, em Enschede.

Luuk de Jong adiantou a equipa da Holanda aos seis minutos, mas a equipa de Jorge Jesus deu a volta ao marcador ainda na etapa inicial, graças aos golos de Óscar Cardozo e Nolito, apontados no espaço de 14 minutos. No entanto, a dez do final, Bryan Ruiz empatou a contenda e deu algum alento ao Twente relativamente à segunda mão, a disputar na próxima quarta-feira, em Lisboa. A equipa portuguesa dispôs da primeira oportunidade aos três minutos, quando Nicolás Gaitán ganhou dois ressaltos antes de surgir isolado perante Nikolay Mihaylov, só que o guarda-redes búlgaro do Twente conseguiu desviar o remate do extremo argentino pela linha de fundo. A resposta do anfitrião surgiu pouco depois e deu golo: De Jong apareceu com espaço após passe de Denny Landzaat, aproximou-se da área e desferiu um forte pontapé a que Artur não chegou. A jogar como homem mais adiantado do ataque dos “encarnados”, Cardozo empatou a contenda no minuto 21. Pablo Aimar roubou a bola a Wout Brama à saída do meio-campo holandês, lançou o ponta-de-lança do Paraguai e este bateu Mihaylov com um pontapé em arco para o lado direito, de fora da área. Na jogada seguinte, Ruiz isolou Landzaat, mas Artur negou os intentos ao médio do Twente.

Ruiz lässt Twente noch Hoffnung

E, aos 35 minutos, numa rápida troca de bola, o Benfica passou para a dianteira. Gaitán desmarcou Alex Witsel na área e, frente a Mihaylov, o médio internacional belga não foi egoísta e assistiu Nolito no coração da área para o terceiro golo do espanhol na prova, após os dois apontados na fase anterior ao Trabzonspor AŞ. Com duas excelentes defesas, num livre directo de Ruiz e num pontapé de primeira de Landzaat, Artur segurou a vantagem do conjunto da capital portuguesa ao intervalo.

O Twente tentou o empate e esteve perto de o conseguir aos 59 minutos, quando o recém-entrado Ola John cruzou da esquerda para a cabeça de De Jong ao segundo poste, mas, mais uma vez, o guardião “encarnado” desviou o esférico pela linha de fundo e o duelo entre ambos voltou a ser favorável ao homem do Benfica, aos 68 minutos, com uma defesa por instinto. O recém-entrado Javier Saviola atirou perto do poste antes de Cardozo ver Mihaylov defender o seu remate e, na outra baliza, Artur não deixou Ruiz marcar, mas não conseguiu evitar o remate de cabeça de Ruiz, aos 80 minutos, na sequência de mais um cruzamento da esquerda de John. A fechar o desafio, o guarda-redes do Twente negou a vitória ao Benfica frente a Nolito. in UEFA.com