A relação entre a tática e a técnica

Da mesma maneira que o todo e as partes são mais fortes havendo uma correlação entre si, a técnica e a tática também podem ser usadas em conjunto em prol do coletivo.

Durante uma partida de futebol, o primeiro problema que o jogador enfrenta têm natureza tática. Em primeiro lugar, deve saber o que fazer, para depois resolver os problemas propostos durante o jogo selecionando e colocando em prática, respostas motoras que sejam adequadas ao problema em questão.


A importância da decisão faz parte do nível mais elevado. Através duma leitura completa e correta, o jogador pode tomar a decisão correta, dependendo da experiência do atleta, embora esse não seja o único fator. Os atletas devem possuir, em larga escala, recursos específicos para que o atleta realize uma ação fundamentada na decisão. Esses recursos designam-se por técnica e fazem parte deles o passe, o drible, o remate, o cabeceamento, o desarme, e outros exemplos.

A capacidade tática do jogador está sobre a técnica, pois, durante uma partida, os fatores de execução técnica são sempre determinados por um contexto tático. Isto quer dizer que, a partir da técnica, o jogador aplica os conceitos táticos, servindo assim a inteligência e a decisão do jogador e da sua equipa.

Na prática, a tática e a técnica são indissociáveis, pois as habilidades técnicas do atleta estão relacionadas com a leitura e a decisão desse atleta.

Podemos então concluir que, durante uma partida de futebol, o importante é saber gerir as regras de funcionamento e os princípios, ao invés de usar um esquema tático rígido e determinado anteriormente, além de regras táticas gerais que não se adaptam ou que não se adaptam tão bem às situações que surgem durante essa partida.

Este artigo foi escrito por Valter Correia, autor no Negócios do futebol e no blog associado: Teoria do Futebol

Abraço,