Panorama Geral



Benfica
: Lembram-se do tempo em que o Benfica perdia jogadores para os grandes espanhóis, era um Maxi López para o Barcelona, era um Robinho para o Real Madrid, os benfiquistas eram mais felizes nesses tempos, eles podiam não vir para a Luz, mas ao menos os benfiquistas sabiam que era improvável eles marcarem golos aos encarnados. Hoje os observadores do Benfica observam jogadores, mas os emails com os relatorios devem ir parar ao Dragão. Pior que estes "desvios" só mesmo o estágio na Suíça, nem ficava surpreendido se metade das contratações do Benfica tivessem falhado depois dos possíveis reforços verem os jogos do Benfica na Suíça. Quem parece estar de regresso a Portugal e para jogar pelos encarnados é Eduardo, se olharmos para a última temporada do Eduardo, em termos de frangos, a média é idêntica à Roberto, e por isso os benfiquistas já partem preparados para a nova época. Ao nome de Eduardo juntou-se esta semana Emerson e Capdevila, estes dois para o lado esquerdo da defesa, parece ser claro que estas notícias só vão parar quando o Jorge Jesus parar de meter o Fábio Faria a defesa esquerdo! Nolito vai começando a destacar-se, o que me leva a acreditar que as equipas B só fazem sentido se a equipa A for o Barcelona, de resto é para esquecer... Vá fazer a sua aposta online.




Porto: O segundo jogo do Porto no estágio da Suíça, ficou marcado pela expulsão do Hulk. Afinal não é só em túneis de Lisboa que o Hulk arma confusão, e não estou a falar do túnel do Marquês, mas esta expulsão só acontece devido ao mau inglês do Hulk e à parvoíce do árbitro. Só houve duas pessoas satisfeitas com esta expulsão: os benfiquistas e o Manuel Machado. Vítor Pereira considerou o “jogo interessante até à expulsão de Hulk”, o Jesualdo também demorou até começar a achar os jogos do Porto sem o Hulk interessantes, mas não é nada que cinco meses de ausência não possam resolver. Em termos de mercado, o Porto prepara-se para levar dois laterais que interessavam ao Benfica, Danilo e Alex Sandro. Isto é que é um departamento de observação, seguem as notícias do Benfica e depois vão lá comprá-los, mais fácil era impossível! Se fosse ao Pinto da Costa despedia este departamento inteiro, afinal ele sabe ler! Uma prova da competência do presidente portista foi a renovação de Falcao e o aumento da sua cláusula de rescisão, esta renovação deixa-me duas dúvidas: Primeiro, foi um jornalista que representou o Falcao nesta renovação? Segundo, esta renovação não foi para implicar com o André Villas-Boas, o José Mourinho, o Domingos Paciência e o Jorge Jesus, ao mesmo tempo, ou foi? Jorge Fucile regressou esta semana de férias e afirmou que Vítor Pereira era uma espécie de "007, agente oculto". Pelos vistos Fucile viu demasiado humor do estilo Malucos do Riso nas férias….


Sporting: O Sporting somou, este sábado, a segunda vitória consecutiva, após ter derrotado os holandeses do Telstar (3-0). Aqui está um estágio bem planeado, começamos com padeiros, depois jogamos com mecânicos e os próximos já deverão ser com metalúrgicos, assim sim! Se têm dúvidas sobre a facilidade destes jogos, o Hélder Postiga já marcou quase tantos golos neste estágio como na última temporada. João Pereira revelou esta quinta-feira que o plantel do Sporting está mais forte esta temporada. O lateral leonino referiu ainda que este ano há muita concorrência pela sua posição. Será que me existiu alguma contratação relevante para o lado dinheiro da defesa que me tenha escapado? Espero que João Pereira não estivesse a gozar com o Pereirinha. Por fim, falar de Marat Izmailov. Marat, chega uma altura em que temos de pensar na nossa carreira, principalmente quando passamos mais tempo da enfermaria que nos relvados.


Menção Honrosa: Jorge Nuno Pinto da Costa, para quem começou no Porto a dirigir uma secção em que se encaixava murros, o presidente azul branco revela hoje em dia uma apetência para o encaixe de dinheiro. Nos últimos anos Pinto da Costa tem conseguido fazer negócios brilhantes, ainda hoje ninguém acredita que o Chelsea deu mais pelo Paulo Ferreira que pelo Florent Malouda. Negócios, antes fossem apostas desportivas online, que tem sido bons para as contas dos azuis e brancos e para as namoradas do presidente portista. Pinto da Costa não conseguiu manter André Villas-Boas, mas conseguiu manter Falcao, Hulk e Moutinho, se o Vítor Pereira não se armar em José Couceiro, esta promete ser mais uma temporada cheia de alegrias. Pinto da Costa consegue ainda ser dos melhores a chatear o Luís Filipe Vieira, quer seja pelo número de títulos, quer seja pelas vezes que consegue convencer jogadores que o aeroporto Sá Carneiro é mais bonito...

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol