Standard Liège levanta a Taça

Standard vence Taça ao fim de 18 anos

O R. Standard de Liège venceu pela sexta vez a Taça da Bélgica – a primeira desde 1993 – depois de ter batido o Westerlo, por 2-0 , na final disputada ao Stade Roi Baudouin, em Bruxelas.

Os "rouches, que terminaram a o campeonato belga no segundo posto, eram os favoritos, mas tiveram de agradecer ao guarda-redes Sinan Bolat o facto de ter impedido Paulo Henrique de inaugurar o marcador aos 18 minutos. Essa intervenção revelou-se importante, uma vez que aos 34 Eliaquim Mangala colocou o Standard na frente, ao marcar de cabeça, na sequência de um canto de Steven Defour.

As esperanças do Westerlo em erguer o troféu pela segunda vez terminaram depois da hora de jogo, quando Jelle Van Damme aproveitou um erro de Jens Cools e o remate do defesa desviou na perna de Adnan Mravac e traiu o seu guardião, fixando assim o resultado. Henrique ainda forçou Bolat a outra boa intervenção, a dez minutos do fim, mas o Standard acabaria por terminar a partida sem grandes sobressaltos.

O Standard já assegurara a presença nas pré-eliminatórias da UEFA Champions League, depois do segundo lugar no campeonato, pelo que o Westerlo também garantira a presença nas rondas preliminares da UEFA Europa League ainda antes da final.