Lille vence campeonato após mais de cinco décadas

Empate com PSG dá "dobradinha" ao Lille

O Lille Métropole venceu pela terceira vez o título da Ligue 1 title e fez a “dobradinha” pela segunda ocasião graças ao empate 2-2 frente ao Paris Saint-Germain , resultado que manteve o clube da capital de França a dois pontos do Olympique Lyonnais na corrida ao terceiro lugar e ao acesso à Champions League.

Tendo derrotado o PSG na final da Taça gaulesa no fim-de-semana passado, o Lille deslocou-se a Paris sabendo que um ponto seria suficiente para selar a segunda conquista no espaço de dia. Ludovic Obraniak abriu o activo logo aos cinco minutos antes de o conjunto de Rudi Garcia ter visto Guillaume Hoarau empatar nos descontos da etapa inicial. Hoarau foi expulso pouco depois do reatamento e antes do 22º golo de Moussa Sow ter voltado a adiantar o Lille. Apesar de nova igualmente conseguida por intermédio de Mathieu Bodmer aos 73 minutos, o Lille aguentou firme e confirmou a conquista do seu primeiro campeonato desde 1953/54.

LOSC Lille Métropole fans celebrate

O PSG perdeu a oportunidade para ultrapassar o Lyon na terceira posição, isto depois de os homens de Claude Puel não terem saído do nulo, em casa, frente ao SM Caen. No outro extremo da classificação, o triunfo do AS Monaco sobre o Montpellier Hérault SC por 1-0 mantém-no a curta distância do AS Nancy-Lorraine, igualmente na luta pela manutenção e que ganhou por 2-0 no terreno do Stade Rennais FC mercê de golos de Bakaye Traore e Julien Féret.

De resto, o FC Sochaux-Montbéliard ficou mais perto do Rennes no quinto lugar ao bater o AS Saint-Étienne por 2-1, ao passo que o Olympique de Marseille, segundo da tabela, empatou 2-2 com o Valenciennes FC. O despromovido AC Arles-Avignon derrotou fora o RC Lens por 1-0 e houve vitórias importantes na luta para não descer por parte de Stade Brestois 29 e OGC Nice. O médio português Paulo Machado viu do banco de suplentes o Toulouse FC derrotar o FC Girondins de Bordeaux por 2-0 e ascender ao décimo posto.