Panorama Geral


Benfica: Jorge Jesus tem de aprender a ter cuidado quando traça metas, qualquer dia ainda corremos o risco de ele dizer que o Benfica vai ser campeão inglês. O Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira afirmou esta semana que não está agarrado ao poder, mas se as opções forem ele ou o Jaime Antunes, para bem dos benfiquistas, é bom que Vieira esteja colado à cadeira. LFVieira disse também que o Benfica perdeu demasiado tempo a festejar a conquista do campeonato, este recado só poder ter dois destinatários: Saviola ou Carlos Martins. Nos jogos frente ao Rio Ave e Leiria, Roberto não actuou devido a lesão. Primeiro, finalmente o departamento do Benfica acertou na lesão de um jogador. Segundo, uma lesão pela qual os benfiquistas rezaram durante toda a época. Jesus afirmou que “Roberto tem contrato”, mas toda a gente sabe que ter contrato com o Benfica não é sinónimo de permanência para ninguém, certo, David Luiz? Queria aconselhar o Roberto para ir visitar os Jerónimos enquanto pode. José Couceiro foi falado como possível contracção para o departamento de futebol do clube encarnado, mas é suposto o departamento melhorar ou piorar. Coentrão terá feito o último jogo de águia ao peito, a lateral esquerda em termos futebolísticos e capilares nunca mais será a mesma…


Porto: André Villas-boas, no lançamento do jogo frente ao Marítimo, afirmou que dificilmente treinaria o Benfica, e parece-me um pensamento acertado, principalmente depois desta época, porque os Benfiquista não podem ver o Villas-Boas pela frente. Pizzi, foi a figura do último jogo do FCPorto no Dragão, marcando três golos e sendo um dos melhores em campo, depois disto a relação entre Pinto da Costa e António Salvador esfriou. Outro destaque foi Falcao, que mostrou ter uma fome de golos semelhante á fome que tem o Fernando Mendes num buffet. Hulk chegou ao golo 23, mais uma prova que o Sandro Correia sabia bem o que andava a fazer. Sem ninguém para o parar o Hulk só pára dentro das redes adversárias. Hulk é uma espécie de Ibrahimovic: joga muito, enerva os adversários, tem um remate letal e de vez em quando dá pontapés onde não deve... Mas agora mais a sério, o Porto fez bem comprar 40% do passe do brasileiro, afinal com a valorização que ele sofre cada vez que joga, perto de 14 milhões até saiu barato. Dúvida final, ninguém me arranja um lugar na direcção do Clube Atlético Rentistas? Porto que terminou a época sem derrotas, o Porto não passeou nesta Liga, não só passeou, como dançou e saltou à vontade.


Sporting: Rui Patrício tem sido a figura principal do clube de Alvalade ao longo desta temporada, e no último jogo em Alvalade despediu-se dos adeptos, acho que ele fez bem em se despedir dos adeptos, despedir-se dos adeptos e da professora particular de Inglês. O Presidente do Sporting afirmou ter 30 milhões de euros para investir no reforço do plantel leonino para a próxima temporada, eu sei de pelo menos um milhão de euros nos quais o Sporting devia investir sem hesitar: Rescisão de Maniche. Domingos, é dos nomes que por estes dias mais deve ser falado nos corredores de Alvalade, apesar de ser uma boa escolha, é preciso de cuidado com a contracção de pessoas que estão vinculadas a finais, afinal o Polga foi campeão do mundo e muitos ainda duvidam que ele tenha estado no Japão. João Pereira acabou por não jogar contra o Braga, o que se sentiu na noite tranquila para as mães da equipa de arbitragem. Domingos, a confirmar-se a sua contratação, começou já sábado a preparar a próxima época. Djaló marcou o golo da vitoria, foi um ultimo jogo atípico, vitoria do Sporting, Djaló a marcar, Domingos a perder em casa contra uma equipa de Lisboa e Couceiro a despedir-se de treinador, director e telefonista. Nota para as férias que o Sporting pagou ao Tales e ao Cristiano, nem a Agência Abreu tem capotes tão relaxantes.


Menção Honrosa: Pep Guardiola, muitos dizem que o actual treinador do Barcelona, já pegou num modelo há muito instituído e que tem pouco mérito naquilo que é o futebol do Barcelona. Mas as pessoas que dizem isto, normalmente tratam o Mourinho por tu e por isso a sua opinião vale o que vale. Só quem não percebe de futebol é que não aprecia o trabalho feito por Guardiola, que foi pouco a pouco “reconstruir” uma equipa à sua maneira após a saída de Rijkaard. Este reconstruir não esteve ao nível do plantel, da táctica, por ai as coisas não se alteraram muito, mas ao nível da mentalidade e do modelo de jogo, uma equipa que sufoca os adversários, que faz mais passes num jogo que o Felipe Menezes na carreira toda, que tem uma posse de bola esmagadora a cada jogo e que junta a isto génios futebolísticos, como Xavi, Iniesta, Messi. O argentino será a figura maior desta equipa, mas é apenas o elo mais visível, no sempre harmonioso Tic-Tac Catalão. O Barcelona de Rijkaard não ficará nos manuais de modelos futebolísticos, mas o de Guardiola ficará de certeza, e terá um manual só para si. Guardiola aprendeu como o mestre Cruyfft, e como um bom discípulo tirou o melhor e deu-lhe o seu toque especial. Se o Barcelona é hoje em dia a melhor equipa que alguma vez vi jogar, isto se deve a dois nomes Guardiola e Messi!

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol