Dragões juntam-se aos oito melhores

Novo triunfo apura FC Porto

O FC Porto juntou-se ao Benfica e ao Sporting de Braga nos quartos-de-final da UEFA Europa League, com o triunfo em casa desta quinta-feira sobre o PFC CSKA Moskva, por 2-1, a confirmar a vitória (1-0) alcançada na primeira mão. Hulk e Fredy Guarín marcaram pelos "dragões", de nada valendo aos russos o tento de honra apontado por Zoran Tošić.

Se a missão do CSKA já era, por si só, extremamente complicada face à derrota averbada em Moscovo na semana passada, o início do encontro no Estádio do Dragão tratou de a tornar altamente improvável, já que o FC Porto precisou de menos de um minuto para se adiantar no marcador. Hulk foi chamado a cobrar um livre no lado direito, com o avançado brasileiro a cruzar para a área russa à procura de um desvio de um colega de equipa. Fredy Guarín parecia ir ser o destinatário, mas o colombiano não chegou à bola, acabando a mesma por trair o guarda-redes Igor Akinfeev e entrar directamente na baliza.

Os visitantes reagiram bem à entrada de pesadelo e ficaram perto da igualdade dois minutos volvidos, quando Helton negou o golo a Vágner Love, defendendo para a barra uma tentativa de cabeça do dianteiro brasileiro. O arranque frenético foi sendo paulatinamente substituído por um equilíbrio de forças, mas a partida sofreu novo abanão aos 24 minutos. Sergei Ignashevich atrasou mal de cabeça para Akinfeev e o guarda-redes, na tentativa de evitar o canto, acabou por colocar a bola à disposição de James Rodríguez, que cruzou de imediato para a área do CSKA, onde apareceu Guarín a atirar a contar. Estava feito o 2-0.

Os "dragões" pareciam ter a eliminatória mais do que controlada, mas uma falha de marcação aos 29 minutos devolveu alguma esperança ao CSKA. Alan Dzagoev descobriu Tošić solto no lado direito do ataque russo e este finalizou com mestria de pé esquerdo. O 2-1 lançou a equipa portista para um período de alguma intranquilidade até ao intervalo, com o veloz Tošić a mostrar-se sempre muito perigoso no flanco esquerdo do ataque moscovita.

A toada manteve-se no reatamento e André Villas-Boas, técnico do FC Porto, não hesitou em mexer na sua equipa para voltar a assumir o controlo do encontro, trocando James por Fernando Belluschi logo aos 52 minutos. O médio argentino trouxe mais posse de bola ao conjunto "azul-e-branco" e foi seu o canto que proporcionou um cabeceamento ligeiramente por cima a Rolando, decorria o minuto 54.

As dificuldades do CSKA em voltar a criar oportunidades de golo foram-se acentuando com o avançar do relógio, com o FC Porto a jogar no meio-campo contrário e a inviabilizar sempre as ténues tentativas dos forasteiros. Rolando ainda introduziu a bola na baliza moscovita aos 78 minutos, mas o lance foi invalidado uma vez que o central ajeitou a bola com o braço. Contudo, a frustração do internacional português cedo foi recompensada com o apuramento os quartos-de-final, cujo sorteio decorre esta sexta-feira, em Nyon. in UEFA.com