Dinamarca e Noruega empatam no grupo de Portugal


A Noruega perdeu os primeiros pontos no Grupo H de qualificação para o UEFA EURO 2012 na recepção à Dinamarca, mas tem motivos para estar satisfeita, pois Erik Huseklepp só estabeleceu o resultado de 1-1 a nove minutos do final.

O atacante do AS Bari correspondeu a um passe de Daniel Braaten e bateu Thomas Sorensen, impedindo que os visitantes conseguissem vencer no Ullevaal. A Dinamarca parecia ter a equipa da casa sob controlo, tanto mais que os noruegueses estavam pouco inspirados, mas Egil Olsen surpreendeu a equipa de Morten Olsen quando lançou em jogo o extremo do Toulouse FC, Daniel Braaten. A Noruega tinha somado nove pontos nos três primeiros jogos do Grupo H, pelo que uma vitória deixaria a equipa da casa em excelente posição para garantir a presença do Europeu da Polónia e da Ucrânia, não sendo exagerados os comentários que consideravam este o jogo do ano para as duas equipas nórdicas. No entanto, o conjunto da casa ficou em desvantagem aos 26 minutos, quando Rommedahl reagiu a bem a um pontapé de canto e bateu Rune Jarstein com um belo remate.

Os dinamarqueses controlaram melhor a posse de bola no primeiro tempo, mas a Noruega assumiu a iniciativa após o intervalo, mas não conseguiu criar grandes situações de perigo para a baliza de Sorensen, até ao golo de Huseklepp. Depois do empate, a Noruega partiu em busca dos três pontos mas, apesar do apoio entusiástico dos adeptos do Oslo, não conseguiu criar mais oportunidades claras de golo. O resultado, relembre-se, possibilita inclusivamente uma subida ao primeiro lugar do grupo da parte de Portugal já no próximo embate, frente à selecção norueguesa.