Anelka faz a diferença em Copenhaga


O Chelsea FC tem praticamente garantido um lugar nos quartos-de-final da UEFA Champions League, após ter vencido no terreno do Copenhaga, por 2-0, graças a dois golos de Nicolas Anelka.

No Parken Stadion defrontavam-se o Copenhaga – sem perder em casa na UEFA Champions League há duas temporadas e que não fazia qualquer jogo oficial desde 7 de Dezembro passado – e o Chelsea, que surgia na capital da Dinamarca desanimado pela eliminação da Taça de Inglaterra, no desempate por grandes penalidades, frente ao Everton FC, mas os forasteiros acabaram por ganhar vantagem relativamente ao encontro da segunda mão, a 16 de Março. O Chelsea, que contou com José Bosingwa nos 90 minutos (Paulo Ferreira ficou no banco de suplentes), adiantou-se no marcador aos 17 golos, com Anelka a obter o seu sexto golo em outros tantos encontros da UEFA Champions League. O francês, alinhando ao lado de Fernando Torres na frente do ataque, beneficiou de um mau atraso de um ex-jogador dos londrinos, Jesper Grønkjær, para ganhar a bola a meio do meio-campo do FCK e avançar pelo lado direito, antes de, já na área e descaído para o lado direito, rematar cruzado para o fundo das redes.



Até ao intervalo, menção para uma excelente arrancada de Torres pela esquerda culminada com um remate para defesa segura de Johan Wiland e para dois pontapés de Anelka, que, em ambas as ocasiões, rematou por cima. Ao intervalo, o conjunto da casa procedeu a uma troca de pontas-de-lança, com Carlos Santin a dar lugar a Martin Vingaard, jogador que quase de imediato criou a primeira ocasião de perigo da sua equipa, obrigando Petr Čech a defesa atenta.

O mesmo Vingaard voltou a rematar com perigo aos 51 minutos para nova parada do guarda-redes checo. Mais certeiro foi Anelka, que, aos 53 minutos, voltou a acertar no fundo das redes adversárias, sensivelmente do mesmo lugar de onde apontara o primeiro tempo, acorrendo a um passe de Frank Lampard e rematando cruzado, na passada. O clube visitado somente pelo antigo jogador da Académica, Dame N'Doye, conseguiu levar algum perigo à baliza até final, sem, todavia, importunar Čech em demasia, ao passo que o Chelsea, já com Didier Drogba no lugar de Anelka, ainda criou algumas oportunidades, nomeadamente num remate de Torres salvo por Oscar Wendt sobre a linha de golo e num disparo de longa distância do marfinense. in UEFA.com