Mundial 2022...no Inverno?


Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, afirmou que existe a possibilidade de realizar o Mundial de 2022 no Qatar durante o Inverno.

Valcke disse esta quinta-feira que a mudança no calendário permitiria a um maior número de países organizar o Campeonato do Mundo, que tradicionalmente ocorre em Junho e Julho. "Por que não? Isso significa abrir o Mundial a países onde nunca se pode jogar em Junho e Julho", disse Valcke. "Se for possível, seria uma solução para abrir a organização do Mundial a vários países neste período, quando é inverno na Europa, mas não é inverno no resto do mundo".

Ainda assim, o dirigente considera que "não é tão fácil" fazer essa mudança no Mundial, uma vez que seria necessário alterar o calendário internacional, um ano antes e um depois do Mundial de 2022. Para isso, seria necessário o apoio das ligas e das federações nacionais. "Não se pode simplesmente decidir mudar o calendário da prova", disse. "Isso significa mudar completamente os campeonatos que vão ser jogados, principalmente, na Europa". O Qatar foi escolhido para organizar o Mundial 2022, apesar das elevadas temperaturas (superiores a 40º C) que se fazem sentir naquele país no verão. A candidatura prometeu, porém, que os estádios serão dotados de modernos sistemas de ar-condicionado para reduzir o calor.