Moretto regressa à Luz como de lá havia saído

 

Foi infeliz - como toda a passagem pelo clube encarnado - o regresso de Moretto, desta vez pelo Olhanense, ao Estádio da Luz. O guardião dos algarvios comprometeu de forma clara no primeiro de dois golos com que o Benfica derrotou os homens de Daúto Faquirá. A dupla Cardozo-Saviola voltou a fazer mossa ao ser, à semelhança do que acontecera em Aveiro, responsável pelos tentos benfiquistas. Desde que o "Tacuara" regressou, "El Conejo" marcou duas vezes mais golos do que tinha feito até então.


A exibição do Benfica acabou por ser muito sofrível, de longe diferente do que os comandados de Jorge Jesus tinham produzido na última jornada em Aveiro. O Olhanense, ao invés, entrou decidido no encontro, disposto a inverter, no reduto de um dos grandes da Liga, a sequência de cinco jogos sem conhecer o sabor da vitória. Talvez por isso mesmo na etapa inicial foi Roberto o guarda-redes em destaque e não Moretto. O Benfica lançava-se em ataques continuados, mas raramente com perigo. Pelo contrário, o Olhanense apostava numa defesa organizada que, quando recuperava as bolas, procurava lançar rápido, sem abusar de bolas pelo ar, Adílson, Paulo Sérgio e Jorge Gonçalves. E esta estratégia estava a surtir efeito, com os de Olhão a criarem, por mais de uma vez, calafrios ao Benfica. Em todas as alturas, de forma mais ou menos vistosa, Roberto resolveu com tranquilidade. Outro elemento em destaque era David Luiz. Picado pelas recentes críticas de que tem sido alvo, o central internacional brasileiro comandou e segurou o sector defensivo encarnado na primeira metade. 

Antes do intervalo, Óscar Cardozo iria fazer um "injusto" golo. Centro da direita e o paraguaio, que já antes havia avisado por duas vezes, cabeceou fácil para Moretto...ou talvez não. O guardião dos forasteiros mergulhou para segurar uma bola que parecia destinada a morrer nas suas mãos, mas acabou por larga-la, tendo o esférico adquirido um efeito que o colocou no interior da baliza. 


Carlos Martins entrou, no segundo tempo, para o lugar de Gaitán. Pouco depois, Paulo Sérgio marcaria mesmo, mas o golo seria anulado por fora-de-jogo do avançado do Olhanense. Moretto ainda se redimiu do golo consentido ao parar um livre de Carlos Martins e ainda agradeceria ao poste, de novo, ter feito o seu trabalho, a remate de Cardozo. Com a saída de Aimar, Saviola apareceu em jogo. Tabelas frequentes com os companheiros de ataque, movimentos rápidos, enfim, as marcas do internacional argentino. Saviola viria, de resto, a fazer o segundo e último golo da noite. O argentino apareceu ao segundo poste a encostar de cabeça um desvio de David Luiz ao primeiro. Resultado final estabelecido, vitória discutível dos encarnados, com um futebol pouco vistoso.