Ajax de gala vence em Milão

Golos na segunda parte de Demy De Zeeuw e Toby Alderweireld garantiram que o AFC Ajax se despediu da UEFA Champions League em grande estilo, transitando agora para a UEFA Europa League.

O Ajax foi um justo vencedor frente a uma equipa já apurada para a fase a eliminar, realizando uma boa exibição ofensiva que deve ter agradado a Frank De Boer, treinador-interino. Os golos foram particularmente vistosos, como o remate fulminante de Alderweireld, aos 66 minutos, nove minutos depois do golo inaugural de De Zeew. Antes do início da partida, De Boer tinha prometido ajudar o Ajax a "redescobrir o prazer de jogar" e as suas investidas iniciais sugeriram que os visitantes estavam dispostos a dar-lhe razão. Miralem Sulejmani solicitou Luis Suárez com um excelente passe a rasgar logo ao segundo minuto, com o internacional uruguaio a visar a baliza a dez metros, permitindo uma boa defesa a Marco Amelia. O guarda-redes teve que ser igualmente expedito para negar o golo a Sulejmani momentos depois, à medida que os anfitriões eram remetidos para o seu meio-campo. Mario Yepes e Daniele Bonera fizeram cortes providenciais a remates de Sulejmani e Christian Eriksen.


Eriksen esteve ainda mais perto do golo a meio da primeira parte, arranjando espaço antes de rematar em arco à entrada da área, que Amelia desviou por cima da barra com uma defesa acrobática. O Milan estava em sub-rendimento, com o cabeceamento de Ronaldinho, aos 37 minutos e directamente à figura de Maarten Stekelenburg, a ser o melhor que conseguiu fazer na primeira parte. No entanto, logo no recomeço, o Ajax agradeceu a Alderweireld ter cortado o cruzamento rasteiro de Robinho, depois de um passe inteligente de Andrea Pirlo com a parte de fora do pé. Sulejmani viu o cartão amarelo por simulação, com o Ajax a pressionar novamente, algo que acabou por dar frutos quando Suárez assistiu De Jong na grande área. E apesar de o remate do escocês ter sido bloqueado, Demy De Zeeuw atirou rasteiro a 18 metros da baliza. Thiago Silva esteve perto do empate, de cabeça, mas o Ajax aumentou merecidamente a vantagem aos 66 minutos, quando Alderweireld disparou de forma imparável a 25 metros do alvo.

Suárez esteve novamente na origem do lance, flectindo para dentro e ultrapassando dois adversários, antes de atrasar a bola para o defesa-central rematar ao ângulo superior. O suplente Zlatan Ibrahimović podia ter reduzido aos 68 minutos, passando por Alderweireld antes de forçar Stekelenburg a uma defesa com as pernas. O sueco ainda tentou um pontapé-de-bicicleta no último minuto, mas a noite pertencia ao Ajax.