Marselha sem perdão chega ao topo da liga francesa


O Olympique de Marseille aproveitou os resultados alheios e chegou à liderança da Ligue 1 graças à vitória de 4-0 sobre o Montpellier Hérault SC.

O Montpellier tinha estado no topo da classificação no fim-de-semana passada, mas não conseguiu travar o campeão de França, vencedor do duelo no Stade Vélodrome frente à equipa de Réné Girard mercê de golos de Lucho González (20), Bruno Cheyrou (28), Mathieu Valbuena (65) e Loïc Rémy (90) e agora primeiro da tabela devido à melhor diferença de golos relativamente ao LOSC Lille Métropole. No derradeiro encontro de sábado da 15ª jornada, o Lille, que na próxima quinta-feira defronta o Sporting no Estádio José Alvalade, em jogo da fase de grupos da UEFA Europa League, desperdiçou a oportunidade de se manter na frente do pelotão. Apesar de Moussa Sow ter aberto o activo aos 35 minutos, um autogolo de Adil Rami (51) custou a divisão de pontos na deslocação ao terreno do FC Girondins de Bordeaux.

O Stade Rennais FC podia ter terminado o dia à frente do Marselha, mas ficou a um do oponente depois da derrota de 2-0 no reduto do FC Lorient, cujos tentos foram apontados por Jacques-Alaixys Romao (61) e Jérémy Morel (86). O Stade Brestois 29, que segue a três pontos da dupla, viu a recepção ao RC Lens (sem o lateral português Marco Ramos) interrompida e adiada devido à neve que caiu em abundância naquela cidade. O Brest segue em igualdade pontual com Rennes, Bordéus e Paris Saint-Germain FC, que poderá ascender à liderança caso vença no reduto do Olympique Lyonnais, no domingo. De resto, AS Monaco FC e AS Nancy-Lorraine empataram 1-1 diante de OGC Nice e AS Saint-Etienne, respectivamente, ao passo que o Valenciennes FC derrotou o AC Arles-Avignon, cada vez mais na cauda da classificação, por 3-0.