Cardozo regressa em grande frente ao Beira-Mar


Dois golos e uma assistência de Óscar Cardozo permitiram ao Benfica derrotar o Beira-Mar por 3-1 em Aveiro e encurtar para oito pontos a distância relativamente ao FC Porto na liderança da Liga portuguesa.

Depois do empate 1-1 dos “dragões” frente ao Sporting, no sábado, a equipa de Jorge Jesus podia reduzir a diferença em caso de vitória e procurou-a desde cedo. Javier Saviola acertou na barra aos 14 minutos e, quando a partida se encaminhava para o intervalo, o Benfica adiantou-se, num penalty convertido por Óscar Cardozo – de regresso à titularidade após ausência de dois meses por lesão – nos descontos, a castigar falta de Kanu sobre o ponta-de-lança do Paraguai. O Beira-Mar esteve perto de empatar dez minutos depois do reatamento, quando Ronny rematou cruzado do poste, mas, na resposta, aos 59 e em contra-ataque, o campeão português voltou a festejar. Carlos Martins desmarcou Cardozo e o dianteiro, descaído para a direita, desferiu um excelente pontapé em arco sem hipóteses para o guarda-redes Rui Rego, fazendo o quinto golo na prova.


Cardozo voltou a estar em destaque pouco depois, aos 66, ao oferecer a Saviola o terceiro da equipa, num lance em que deixou para trás o defesa Hugo e assistiu o avançado argentino para a conclusão fácil na pequena área. Rui Varela reduziu o resultado a cinco minutos, mas o triunfo não fugiu ao Benfica, agora com 24 pontos e isolado no segundo lugar, após o desaire do Vitória de Guimarães frente ao Marítimo, no sábado, ao passo que os aveirenses, que não tinham perdido em casa na presente campanha, seguem na oitava posição.

Na Figueira da Foz, Bruno Gama marcou aos 37 minutos o único golo do encontro na vitória do Rio Ave frente à Naval, numa partida em que a equipa anfitriã, cada vez mais na cauda do pelotão, terminou com nove jogadores devido às expulsões de Alexandre Hauw e Nicolas Godeméche nos últimos seis minutos. O jogo entre o Portimonense e a União de Leiria, no Algarve, foi interrompido pouco depois do início da segunda parte devido a uma falha de electricidade no estádio e será retomado esta segunda-feira, às 15h00. Na altura, os homens da casa venciam por 1-0 graças ao tento de Lito logo aos dois minutos.