Sporting não paga salários a Caneira há cinco meses


Marco Caneira não faz parte dos planos do Sporting para esta temporada e foi o único jogador que a SAD não conseguiu colocar até ao fecho das inscrições, a 31 de Agosto. Uma situação que o empresário do defesa, Paulo Barbosa, considera "ilegal" tendo em conta que se trata de "uma sociedade cotada em bolsa". Ao DN, o representante de Caneira revelou que o jogador "tem utilizado o balneário dos árbitros para se equipar" e treina-se "a horas diferentes do plantel principal". Como se não bastasse, Paulo Barbosa acusa a SAD do Sporting de "não pagar os salários ao jogador como forma a fazer com que ele avance para a rescisão unilateral do contrato", algo que, garante, "não irá acontecer porque o jogador é sportinguista e pretende continuar no clube". Ao que o DN apurou, o não pagamento dos honorários de Caneira arrasta-se há cinco meses, algo que o empresário não quis confirmar.

Paulo Barbosa não escondeu a sua indignação quanto à forma "premeditada" como a SAD do Sporting vem actuando neste processo, avançando com uma explicação para o que está a suceder a Caneira, que tem contrato até Junho de 2012: "O problema é que as direcções dos clubes mudam e, neste momento, o Sporting é dirigido por uma empresa, que é a Gestifute [liderada pelo empresário Jorge Mendes], que decide quem sai e quem entra no clube." As conversas entre Caneira e os elementos da administração da SAD sportinguista são, neste momento, "inexistentes" e , ao que o DN apurou, apenas houve uma tentativa de resolver a situação do defesa, quando foi apresentada uma proposta de um clube da Liga principal portuguesa que, no entanto, foi recusada pelo jogador por não estar dentro dos parâmetros que ele pretendia.

Em declarações à Rádio Renascença, ao início da tarde de ontem, Paulo Barbosa acrescentou que durante este período "nunca houve uma tentativa de chegar a um acordo", acrescentando que esta é "uma história de garotos", defendendo ainda que "pessoas com formação não têm este tipo de comportamentos". Nesse contexto, exige a "integração" do jogador no plantel, por forma a trabalhar com os restantes companheiros.

O certo é que Marco Caneira ontem treinou-se ao meio-dia em Alcochete, por forma a trabalhar de forma desencontrada do resto do plantel. Confrontado pelo DN com as declarações do seu empresário, o jogador remeteu-se ao silêncio ao passo que o Sindicato de Jogadores, segundo o seu presidente Joaquim Evangelista, "não tem nenhum pedido de acompanhamento por parte do atleta". O DN procurou obter uma posição do Sporting ao facto de Caneira estar com salários em atraso, mas fonte oficial dos leões não negou nem confirmou. Limitou-se a dizer que o clube não fazia comentários a fazer sobre o tema. in DN