Mourinho elege Benfica e Porto como principais candidatos ao título


José Mourinho deu uma entrevista à TVI. O técnico do Real Madrid falou da Liga Portuguesa, da Liga dos Campeões da temporada passada, que venceu ao serviço do Inter, e de Cristiano Ronaldo.

Sobre o Campeonato Português, José Mourinho aponta «águias» e «dragões» como principais candidatos ao título, lembrando que "o Benfica é campeão, quer ser campeão e tem potencial para ser campeão", enquanto que "o Porto não é campeão pela primeira vez em muito tempo, é um cenário dramático para gente ganhadora, portanto o Porto vai querer ganhar o campeonato". Quanto ao Sporting, o técnico considera que as dificuldades financeiras vão pesar, na luta com os dois eternos rivais, mas lembra que "trabalhando bem, as coisas conseguem-se".

Quanto ao Braga, vice-campeão Nacional, o técnico dos «merengues» não considera o clube um candidato, porque não quer pressionar a equipa. "Não quero considerar o Braga candidato, porque acho que o trabalho espectacular que tem feito, com realce para o Domingos, não merece que ponha pressão sobre eles e merece só que elogie o fantástico trabalho que fizeram no ano passado. A minha melhor homenagem ao Braga é dizer: tranquilos, não vos meto pressão, façam o vosso campeonato e depois vê-se".

José Mourinho voltou a abordar a meia-final da Liga dos Campeões, em que o «seu» Inter Milão venceu "a melhor equipa do Mundo", o Barcelona. "[O Inter] era um grupo que dava pena pela frustração. Havia jogadores que já tinham seis títulos e taças e nunca tinham sequer jogado uma meia-final da Champions. O Barcelona é a melhor equipa do mundo e ganhar a Champions jogando contra o Barcelona quatro vezes, jogando as meias-finais com o Barcelona... As pessoas como não gostam que eu ganhe e não gostam que o Barcelona perca, falaram do segundo jogo, onde o Inter meteu o «Airbus», essa expressão é minha. Mas no primeiro jogo o Inter rebentou com o Barcelona, ganhou 3-1, podia ter ganho 4, 5".

No seu novo clube, o Real Madrid, o «el special» vai encontrar um dos melhores jogadores da actualidade, o compatriota Cristiano Ronaldo. Mourinho acredita que será fácil trabalhar com o avançado, de quem só tem ouvido elogios no Santiago Barnabéu. "Ronaldo é um jogador fantástico. Depois, é um profissional de primeira água. No Real dizem que é o primeiro a chegar e o último a sair, que ninguém trabalha mais do que ele, faz uma vida social durante os dez meses de competição melhor do que ele. O que ele faz nas férias, fora do clube não é problema meu, a partir do momento em que ele cá dentro seja aquilo que eu não tenho dúvidas que vai ser, um grande profissional".

Quanto à táctica, José Mourinho irá tentar "inseri-lo [Ronaldo] num contexto táctico onde ele se sinta como peixe na água. Acho que um clube nunca deve ser construído à volta de um jogador, mas uma equipa tem de ser construída de modo a que os seus jogadores que podem mais vezes fazer a diferença se sintam num habitat propício a serem os melhores. Um jogador como o Ronaldo não pode jogar num sistema táctico que não goste".