Portugal
Hoje acordou tudo em ressaca, tudo pessimista, tudo desalentado… injustificadamente. Provavelmente são os que pouco percebem de futebol ou só assistem por ser a selecção. Só assim entendo que possam ter altíssimas expectativas e que não percebam o real valor atlético, técnico e táctico dos adversários.
Entretanto Deco foi com certeza obrigado a fazer um mea-culpa para justificar o injustificável que é o dizer de algumas verdades que só podem ser ditas depois do torneio. Não me admira nem criticava se ele perdesse o lugar na equipa, até porque, em 4-4-2 mais clássico o Tiago oferece mais garantias, desde que as alas funcionem!
Honduras – Chile: 0-1
Para não variar, mais uma vitória por margem por margem mínima e mais uma sul americana bem sucedida. O Chile esteve muito dinâmico, ofensivo e com boa circulação de bola. As Honduras são das equipas mais fracas deste mundial.
Espanha – Suíça : 0-1
O grande jogo de hoje… para já a grande surpresa do mundial. Eu bem avisei: “desenganem-se” quem estivesse à espera de uma “vitória e de um espectáculo de tiki-taca”. Otmar deu uma meia lição táctica a Espanha, e só não foi mais, porque não conseguiu implementar um contra-ataque com mais eficácia na saída. Foi no entanto, muito eficaz na finalização, marcando num lance que até era penalti. A Espanha teve imensas dificuldade, apresentou-se monocórdica, sem variedade nas formas de chegar à área e sem objectividade na hora de definir. Gozou de espaço e tempo nas zonas em que é menos perigosa, foi-lhe permitido trocar a bola longe da área, mas dificilmente entravam na área com bola e perigo. Além disso, não conseguiram dar profundidade na ala e só muito tardiamente fizeram entrar o segundo ponta de lança. Dificilmente repetirá a triunfo do Euro, à imagem do Barcelona… é muito difícil atingir o sucesso com um modelo de jogo muito estereotipado, muito monocórdico… repito. Esta Espanha não tem elasticidade em termos de modelo, estratégia e táctica.
Eu tinha antevisto que iam ter dificuldades. Este provavelmente será o mundial mais táctico de sempre.
E para os pessimistas de sempre que aprendam também a lição com este jogo. A qualidade de jogo é uma coisa muito abstracta e relativa: em primeiro lugar varia em função do contexto da competição, dos objectivos para a partida e das barreiras que o adversário nos impõe. Depois mede-se pela capacidade de superar as barreiras impostas, obtendo eficácia em termos de objectivos, sejam eles golos ou ausência de golos. Futebol é um jogo de invasão de espaço e só se concretiza com o golo, daí que confundir estética com qualidade é perigoso.
Dia 7:
Argentina X Coreia: antevejo enormes dificuldades para a equipa de Maradona. Provavelmente um grande jogo.
Grécia X Nigéria: a Nigéria deverá ser o adversário directo da Grécia
França X México: Se a França ajudar e jogar bem será um grande jogo. Se não o fizer será ultrapassada pelo México. Gostava que jogasse o GR Ochoa.
Texto de Nuno da Silva
0 comentários: