Walter vai ser dragão


Walter vai ser jogador do FC Porto até 2015, e essa situação poderá ser já oficializada hoje, ou o mais tardar até meio da semana.

A “ameaça” ucraniana foi (e ainda será vagamente) uma realidade, mas o FC Porto deu os passos certos, apresentou a proposta nos valores pré-negociados e a Direcção do Internacional de Porto Alegre reúne-se hoje para examinar formalmente os termos exactos e deferir a transferência. Na prática, o Shakthar ainda estaria na corrida ao jogador, mas através de promessas vãs ou por concretizar nos respectivos canais oficiais, e o Internacional, que já negociou em 2006 Luiz Adriano para o campeão ucraniano, «deu o tempo suficiente» para o clube formalizar a alegada proposta de 5 milhões de euros por metade do passe, algo que não se concretizou até ontem e que deixa, na prática, o FC Porto como único pretendente real ao jogador.

Toda a agitação dos últimos dias se deveu, também, a intensas pressões de alguns agentes sobre o Inter e principalmente sobre o jogador, cuja retirada de cena terá sido estratégica: Walter foi dispensado de treinar entre sexta-feira e hoje para, precisamente, se isolar, fugindo «a um sem-fim de interesses vadios que poderiam afectar o jogador e deixar o Inter sem propostas, pois o FC Porto não entraria em leilões fictícios», avança fonte próxima das negociações.

O risco de o dragão desistir foi bem medido no interior do clube gaúcho e por isso a reunião decisiva para oficializar a transferência foi marcada para hoje, quando Walter se reapresenta e, cautelarmente, já se irá treinar à parte do grupo. O FC Porto garante, com uma oferta de 3,5 milhões de euros, metade do passe do jogador, que chegará até sexta ao Porto.