Portugal finaliza preparação com vitória folgada

Bom ensaio geral

Danny e Hugo Almeida marcaram os golos da vitória frente à congénere de Moçambique no último jogo de preparação da selecção portuguesa antes do Campeonato do Mundo, disputado esta terça-feira, em Joanesburgo, na África do Sul.

Com Cristiano Ronaldo a começar no banco de suplentes, substituído por Danny na equipa inicial, além de Miguel e de Fábio Coentrão nas laterais da defesa em vez de Paulo Ferreira e de Duda, respectivamente, isto relativamente à formação que derrotou os Camarões, Raul Meireles podia ter aberto o activo no 500º encontro da equipa das quinas, entre particulares e oficiais, logo aos quatro minutos. No entanto, o remate do médio, após assistência de Liedson, saiu muito alto da baliza de Otshudi Lama.

O guardião moçambicano voltou a estar em destaque ao negar o golo a Simão Sabrosa, à passagem dos 25 minutos, no culminar de uma recuperação de bola em que o remate do extremo lusitano de fora da área proporcionou defesa apertada a Lama que, aos 34, voou para desviar um cabeceamento de Liedson pela linha de fundo. Moçambique chegou poucas vezes com perigo à área portuguesa mas pertenceu-lhe a melhor oportunidade da primeira parte, aos 40 minutos, quando Momed Hagy atirou com estrondo ao poste esquerdo da baliza de Eduardo de longa distância, após alívio de Bruno Alves.

Hugo Almeida bisou frente a Moçambique (foto AP)

Danny rematou muito por alto quando estava em boa posição para facturar nos descontos da etapa inicial, mas redimiu-se sete minutos depois do reatamento. Desmarcou-se bem a passe de Deco pela zona frontal, furtou-se a Lama e atirou para o fundo das redes desertas, marcando assim o 800º golo da história da selecção. O tento surgiu como corolário do domínio português e logo depois Lama defendeu nova tentativa do jogador do FC Zenit St. Petersburgh.

Os imensos emigrantes lusitanos presentes no recinto de Joanesburgo voltaram a animar quando Ronaldo entrou em campo a meio da segunda parte, a substituir Simão, e festejaram novamente aos 74 minutos, quando Hugo Almeida apenas teve de empurrar o esférico à boca da baliza após boa jogada de Danny, imediatamente antes de Pepe entrar no relvado para efectuar o primeiro jogo desde que se lesionou gravemente num joelho, a 12 de Dezembro do ano passado. A sete minutos do fim, Almeida bisou ao aproveitar uma defesa incompleta de Lama num potente remate de Ronaldo para fechar a contagem.

Terceiro classificado no ranking da FIFA, a melhor classificação de sempre, Portugal – que não perde desde Novembro de 2008 (derrota no Brasil por 6-2) e desde aí apenas sofreu três golos em 16 partidas –, começa a participação no Grupo G na próxima terça-feira, dia 15, frente à Costa do Marfim, defrontando a Coreia do Norte seis dias depois e o Brasil a 25.