A Eslováquia tem uma árdua tarefa pela frente para garantir o apuramento no Grupo F do Campeonato do Mundo, depois de ter perdido por 2-0 frente ao Paraguai, em Bloemfontein.
A estreante em Mundiais abordou a partida disposta a melhorar o empate (1-1) registado na primeira jornada, ante a Nova Zelândia, mas não teve argumentos para impedir a derrota diante de uma inspirada selecção paraguaia que se isolou no topo do grupo, com quatro pontos. Após Enrique Vera ter inaugurado o marcador aos 27 minutos, coube a Cristian Riveros acabar com todas as dúvidas a quatro minutos dos 90. O Paraguai já tinha protagonizado várias incursões ameaçadoras no meio-campo eslovaco antes de ganhar vantagem no encontro. E o 1-0 surgiu através de um movimento de grande qualidade dos sul-americanos, com Lucas Barrios a surgir em progressão à entrada da área contrária, antes de servir Vera, que bateu o guarda-redes Ján Mucha com um remate com a parte exterior do seu pé direito.
A Eslováquia tinha mostrado muito pouco em termos atacantes até esse momento e, apesar de ter tentado correr atrás do prejuízo, foi sempre o tridente ofensivo do Paraguai que esteve mais próximo de produzir novo golo. Após um equilibrado arranque de segunda parte, Vera esteve prestes a bisar aos 71 minutos, quando cabeceou para fora um cruzamento de Roque Santa Cruz. A ambição paraguaia foi diminuindo à medida que o cronómetro ia avançando, mas o conjunto do avançado do Benfica, Óscar Cardozo (entrou aos 82 minutos), logrou chegar ao 2-0 no minuto 86, altura em que Paulo da Silva assistiu Riveros para um excelente disparo já dentro da área eslovaca, sem hipóteses para Mucha. A Eslováquia terá necessariamente de bater a Itália na última jornada para ainda aspirar ao apuramento.
0 comentários: