Olhar sobre o FC Porto


A Mística Azul e Branca - Aos poucos

Aos poucos vai-se vendo o futuro FC Porto de Villas-Boas. Uma coisa há que realçar e que poderá marcar um regresso a um passado que tanto caracterizou o Dragão e que tantos frutos deram. Parece que a aposta nas Camadas Jovens vai voltar a ser o prato forte dos Azuis e Brancos. Isto aliado a uma política de contratar barato, pouco e bem no que diz respeito aos Jogadores Estrangeiros, poderá fazer com que renasça o Porto de Mourinho que ganhou a Taça UEFA.


Uma coisa é bem clara: o novo Treinador não vai apostar em Argentinos e Colombianos de péssima qualidade, dando prioridade ao que é Nacional e Jovem. Podem existir aqui e acolá algumas excepções, mas não serão com toda a certeza mais Marianos e o resto da brigada do reumático. Esta Temporada vai haver muito sangue novo, ambicioso, com margem de progressão e barato q.b. E digo isto porque já foi definido que irão integrar o Plantel Portista na Pré Temporada os Jogadores Ventura, Ulkra, Castro e Sérgio Oliveira (todos eles oriundos da Formação Azul e Branca), aos quais se vão juntar o regressado Pelé e os reforços Kléber e Souza.

Olhando um pouco ao de leve e fazendo uma previsão, acredito que Pelé e Souza serão Jogadores para serem emprestados, dado que o Português já teve mais do que oportunidades de mostrar se tem ou não estofo para ser Jogador do FC Porto e Souza não está habituado ao Futebol Português e como tal terá de rodar numa outra equipa (tal como sucedeu com Fernando na sua primeira Temporada). Kléber será para mim uma excelente aquisição dado que faz algo que é muito importante num Ponta de Lança, ou seja, sabe jogar de costas para a baliza. Vamos a ver se vêm para o Dragão apesar dos entraves que o Marítimo está a colocar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsdmTNN2pTxh-IfeDdjWGcZl0TO28xg0wqTKriEUQcadj3eXBTYMz7xX3fTM64NRDOdZECIeYrAcS4MVbNJ6tUPs-AgqrCHiA_3ogBnOGYMQQ1MfFDgQ-vCKDDKZrbFpfdIiOnDqAj9qw/s1600/sem+t%C3%83%C2%ADtulo.bmp

Quanto a Castro, Ulkra e Ventura, acredito que os dois primeiros poderão alcançar a titularidade no FC Porto, pois ambos fizeram uma época excelente ao serviço do Olhanenses. Quanto a Ventura, das duas uma, ou será emprestado novamente ou o seu passe será vendido a um qualquer Clube que se mostre interessado no Jovem Guardião Português, pois este tem á sua frente Beto que merece mais do que todos ser o dono da baliza Portista e Helton que tem já atrás de si um enorme CV ao serviço do FC Porto. É com muita pena que digo isto dado que aprecio as qualidades de Ventura, mas também não o vejo como 3ª GR, a não ser que esteja equacionada uma saída de Helton.

O meu único senão para este ainda muito recente e vagaroso montar de um Plantel, vai para a contratação do Central Sereno, dado que os Dragões estão muito bem servidos de Centrais e existe um que está só á espera que apostem nele. Falo como é óbvio de Nuno André Coelho. Até dói ver este Jovem Jogador encostado na equipa de reservas que disputa a Liga Intercalar… Uma possível saída de Bruno Alves poderá não abrir a porta da titularidade a Nuno André Coelho, e acredito que Sereno será mais um Stepanov que não teve sucesso no Estrangeiro.

http://www.abola.pt/img/fotos/porto/jesualdo13.jpg

Mas tudo isto não passam de simples previsões que podem estar certas ou erradas, pois no Futebol Clube do Porto as coisas fazem-se no mais absoluto silêncio e não se joga ao “jogo do empurra para Madrid” ou do “somos o caixote de Lixo do Real Madrid” com a ajuda dos Jornais Desportivos da nossa praça,

Uma última palavra para Jesualdo Ferreira que parece ter andado de Cavalo para Burro ao ter aceite treinar o Málaga de Espanha. Para ser muito sincero, acho que o Professor merecia muito mais e melhor. Se calhar se tivesse aceite o cargo de Director Desportivo do FC Porto estaria bem melhor colocado do que numa equipa de 3ª linha de Espanha. E por último, vai uma aposta em como a Argentina e o Chile vão chegar á Final do Campeonato do Mundo? È que isto de jogar em altas altitudes não é para quem quer, é só para quem pode.

Crónica semanal de Pedro Silva, The Blue One, para o Negócios do Futebol