Higuaín embala "alviceleste"


A Argentina venceu o segundo jogo no Grupo B e assumiu a liderança isolada do Grupo B ao derrotar a República da Coreia, por 4-1. Gonzalo Higuaín, avaçado do Real Madrid, marcou o primeiro “hat-trick” deste Campeonato do Mundo e ajudou a deixar a "alviceleste" em boa posição para passar aos oitavos-de-final.

Com apenas uma alteração relativamente ao triunfo (1-0) sobre a Nigéria – Maxi Rodríguez no lugar de Juan Sebastián Verón no meio-campo – e Ángel Di María, do Benfica, novamente titular, os sul-americanos tomaram a iniciativa do jogo de Joanesburgo e inauguraram o marcador logo aos 17 minutos num lance infeliz de Chu-Young Park. Lionel Messi marcou um livre no lado direito, Jonás Gutiérrez tentou cabecear perto da pequena área mas não conseguiu tocar na bola e esta acabou depois por bater na canela do avançado do AS Monaco antes de entrar na baliza da Coreia do Sul, selecção que também vencera na ronda de abertura do agrupamento (2-0 diante da Grécia).



Diego Maradona sofreu um contratempo com a saída de Walter Samuel aos 23 minutos, por lesão, antes de ver a Argentina aumentar a vantagem pouco depois da meia-hora. Maxi cruzou para a área adversária, Nicólas Burdisso, substituto de Samuel, desviou a trajectória do esférico e Higuaín apareceu desmarcado ao segundo poste para, de cabeça, fazer o segundo da sua formação. A cinco minutos do intervalo, o guarda-redes Sung-Ryong Jung defendeu um pontapé de Di María, antes de um bom lance individual de Messi terminar com um remate perto do poste. Mas nos descontos da etapa inicial Chung-Yong Lee aproveitou uma desatenção de Martín Demíchelis para bater desamparado Romero e reduzir a contenda. Cinco minutos depois do reatamento, a coroar mais uma boa jogada da Argentina, Di María ofereceu o golo a Higuaín mas Jung negou-lhe os intentos.

Os coreanos estiveram perto de empatar aos 58 quando Chung-Yong Lee libertou Ki-Hoon Yeom na área e este errou o por pouco o alvo perante Romero, mas a partir daí não mais incomodaram os sul-americanos. Higuaín bisou a 14 minutos do final ao aproveitar à boca da baliza um remate de Messi ao poste e fez o seu terceiro volvidos quatro minutos, de cabeça, após cruzamento do recém-entrado Sergio Agüero. Na derradeira jornada, na próxima terça-feira, a Argentina defronta os gregos e os sul-coreanos medem forças frente à Nigéria.