Brasil vence e agenda embate com holandeses


O Brasil qualificou-se para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo, ao derrotar o Chile por 3-0. A equipa brasileira irá defrontar, a 2 de Julho, em Port Elizabeth, nos quartos-de-final, a Holanda, após os comandados de Bert van Marwijk terem vencido a Eslováquia.

O jogo do Ellis Park, em Joanesburgo, começou com o Chile a dominar os primeiros instantes, com Humberto Suazo particularmente activo, mas o primeiro remate de verdadeiro perigo pertenceu ao brasileiro Gilberto Silva, que disparou de longa distância para uma excelente defesa de Claudio Bravo para canto. O Chile também tentou a sua sorte de longa distância, com Suazo a rematar de longe, para a defesa fácil de Júlio César. No lado oposto, o benfiquista Ramires fez o mesmo para os brasileiros, com Bravo a defender sem problemas.



Os problemas de penetração de ambas as equipas ditaram que, por exemplo, o primeiro golo do Brasil surgisse na sequência de um lance de bola parada. Aos 34 minutos, Maicon cobrou um canto do lado direito, que Juan desviou de cabeça, liberto de marcação adversária, para o fundo das redes de Bravo. O Chile tentou a reacção de imediato, mas foi o Brasil quem, três minutos depois, voltaria a marcar. Excelente contra-ataque iniciado por Robinho no lado esquerdo, de onde solicitou Kaká no meio e este, com um toque de primeira, deixou Luis Fabiano na cara de Bravo. O dianteiro do Sevilha teve ainda a calma para contornar o guarda-redes chileno e rematar a contar.

Para a segunda parte, o seleccionador do Chile, o argentino Marcelo Bielsa, tentou mudar o rumo dos acontecimentos, fazendo entrar Jorge Valdivia e o ex-sportinguista Rodrigo Tello, mas viria a ser o Brasil a sentenciar o encontro aos 59 minutos, através de um golo de Robinho. Ramires interceptou um passe na linha de meio-campo e galgou 30 metros até descobrir o dianteiro do Santos FC completamente desmarcado em zona frontal, de onde rematou em arco, fazendo a bola entrar junto ao canto esquerdo da baliza. O Chile ainda tentou por três vezes chegar ao golo, primeiro através de um forte remate de Valdivia à entrada da área ligeiramente por cima da trave e, depois, após um fantástico trabalho, Suazo rematou para a defesa de Júlio César. O mesmo Suazo enviaria a bola à parte superior da trave. Kaká e Robinho também tentaram chegar ao golo pelo Brasil, mas o marcador não voltaria a funcionar até final.