Alemanha marca encontro com Inglaterra nos oitavos


Alemanha e Gana qualificaram-se para os oitavos-de-final do Mundial 2010, respectivamente na primeira e segunda posições do Grupo D, após os germânicos terem derrotado os africanos, por 1-0, em jogo realizado no Soccer City Stadium, em Joanesburgo, que ficou marcado pelo duelo entre o alemão Jérôme Boateng e o seu meio-irmão Kevin-Prince Boateng, em representação do Gana.

O Gana entrou a todo o gás no jogo e quase inaugurou a contenda aos 14 minutos, não fosse Bastian Schweinsteiger ter desarmado Asamoah Gyan quando este se preparava para rematar. Já antes, Jonathan Mensah quase marcara na própria rede, quando, ao tentar um alívio, a bola saiu-lhe para o lado errado, valendo a defesa de Richard Kingson. À ocasião de Gyan responderam os alemães com aquela que viria a ser a sua melhor oportunidade de golo da primeira parte. Mesut Özil surgiu isolado na cara do guarda-redes ganês, depois de excelente assistência de Cacau, mas permitiu a intervenção de Kingson. Gyan voltou a causar perigo, ao cabecear na sequência de um pontapé de canto. Phillip Lahm evitou o golo sobre a linha, embora tenham ficado dúvidas sobre se o alemão não teria utilizado o braço para travar a bola. Em jogo de parada e resposta, seguiu-se, aos 30 minutos, um remate de Cacau, que Kingson deteve com dificuldades. Onze minutos volvidos, Kwadwo Asamoah centra atrasado, mas Schweinsteiger surgiu na hora certa a tirar a bola de Gyan, que se preparava para rematar.



O intervalo chegou com as equipas em branco, resultado que continuava a possibilitar o apuramento para os dois conjuntos e, tal como acontecera no primeiro tempo, foi o Gana quem começou melhor o segundo, tendo criado uma soberana ocasião para abrir o activo, com Asamoah a surgir na cara de Manuel Neuer, sem que no entanto tivesse conseguido ultrapassar o guarda-redes alemão. Não marcou o Gana e acabou por sofrer. Aos 60 minutos, Thomas Müller encontrou Özil desmarcado em posição frontal e o médio do Werder Bremen encheu o pé e rematou forte, junto ao poste direito da baliza de Kingson. Aos 66 minutos, os ganeses dispuseram de outra excelente oportunidade. Gyan assistiu de calcanhar Ayew e este, na passada, rematou em posição frontal, mas viu o disparo desviado por Philipp Lahm e a bola sair para canto.

Até final, menção para um remate de longa distância de Anthony Annan, para a defesa de Neuer. Como o resultado não conheceu mais nenhuma alteração, a Alemanha acabou por vencer o Grupo D, que lhe valerá um duelo com a arqui-rival Inglaterra nos oitavos-de-final, marcado para dia 27, em Bloemfontein. Já o Gana, como segundo classificado do Grupo D, encontrará na véspera os Estados Unidos, vencedores do Grupo C.