Festa minhota na Figueira

Braga adia decisão

Golos de Luís Aguiar (2), Matheus e Paulão valeram ao Sporting de Braga um triunfo por 4-0 no terreno da Naval 1º Maio, com os "arsenalistas" a impedirem o Benfica de se sagrar campeão já este domingo.

Obrigado a vencer na Figueira da Foz para adiar a decisão do título, isto depois de o líder Benfica ter goleado (5-0) o Olhanense no sábado, o Braga não acusou a pressão e voltou a ficar a seis pontos dos "encarnados", isto quando faltam apenas duas jornadas para a conclusão da Liga portuguesa. A formação comandada por Domingos Paciência chegou ao primeiro golo aos 24 minutos, quando o uruguaio Luís Aguiar cobrou de forma perfeita um livre directo em zona frontal.


Os visitantes fizeram o 2-0 a seis minutos do intervalo, com Matheus a ter apenas de empurrar para o fundo da baliza, após Alan ter desviado de cabeça um canto da direita. Apesar da réplica da Naval, seria mesmo o Braga a voltar a marcar aos 74 minutos, por sinal na sequência de mais um pontapé de canto. Luís Aguiar cruzou da esquerda e proporcionou o cabeceamento certeiro do central Paulão. Numa tarde de verdadeira inspiração, Luís Aguiar fechou as contas aos 85 minutos. Para além de continuar a sonhar com o título, o Braga deu ainda um passo importante rumo ao apuramento para a próxima edição da UEFA Champions League, já que soma mais cinco pontos que o terceiro classificado FC Porto.

Nas outras partidas deste domingo, a Académica de Coimbra assegurou a manutenção com um triunfo por 3-1 no reduto do Leixões, conjunto que segue na penúltima posição e que complicou a sua situação na fuga à despromoção. Na Madeira, o Nacional não conseguiu isolar-se no quinto lugar, com o Paços de Ferreira a impor uma igualdade a uma bola. A 28ª ronda prossegue esta noite, com o Sporting a defrontar fora o União de Leiria.