Olhar Sobre o Sporting


Um sportinguista ama o Verde
Depois de 7 vitórias e 7 derrotas, novo ciclo? (IX)

Sabor de vitória. Nunca perdi a esperança de que conseguíamos sair da crise no dia mais importante. Acreditava que déssemos um banho de bola aos ingleses do Everton, não me esquecerei o momento em que vi as caras de desolação dos adeptos ingleses, roendo cachecóis azuis. Pensar que alguns vieram a Portugal para festejar a vitória com cerveja baratinha e até, quem sabe, aumentar a vantagem que traziam da primeira mão, em contrapartida, gastaram o dinheirinho na viagem e no bilhete e isso aumenta o sabor desta vitória. Favas contadas nunca são boas de vender com antecipação.

Soube bem, esta vitória, pelos piores motivos para o Sporting (a salvação da época...) mas uma vitória é sempre um momento de alegria. Infelizmente não há solução para o desastre que foi o ano desportivo 2009/2010, a não ser desejar que acabe o mais rápido possível. Por mais que queiramos agarrar-nos a esta passagem aos oitavos de final, nada pode apagar o mal que foi feito. E não vale a pena empurrar para debaixo do tapete a crise de resultados e bom futebol que o nosso Sporting vive, esta vitória não apaga que o trabalho tem de ser redobrado e muito acompanhado, Sr. Presidente às vezes seria boa ideia que descesse mais da tribuna, não para interferir com o trabalho do Carlos Carvalhal mas para que todos se sintam mais integrados. Gostei de ver a equipa jogar na quinta-feira, mas fiquei com a impressão que estavam a jogar com a motivação alimentada por algum prémio pecuniário extra. Esta equipa alterna momentos de bom futebol com autênticos desastres na defesa e meio campo. É claro que ainda não apanhamos 7-1, mas já marcamos 7 ao SLB.

Espero que no domingo, em Alvalade, a recepção aos portistas esteja à altura da raça e força com que vi o Sporting jogar contra o Everton, talvez ainda melhor. Claro que não me esqueço da ala direita do Porto com o Silvestre Varela, terrível dor de cabeça para o Braga, agravada pelo facto de saber que o lado esquerdo da nossa defesa tem ajudado muito a alguns banhos de bola que apanhamos esta época. Muito pior não iremos ficar e o presidente já definiu os objectivos da época “ ficar no 4º lugar da Liga e garantir mais uma eliminatória na Liga Europa”. Penso que o primeiro não está fácil e no caso do segundo, temos que nos superar, a UEFA gosta de quem enche estádios e os madrilenos são muitos mais do que nós. Esperança não nos falta e depois do Inverno de resultados virá uma Primavera, tenho a certeza, mas a defesa começa à saída da área do adversário.

Será que entramos no novo ciclo de vitórias depois das 7 derrotas, antecedida de 7 vitórias? Desejo muito que assim seja, mas acho que a equipa ainda não atingiu consistência de exibições que justifiquem alimentar esta ideia. Cada jogo é uma final e parece que a equipa do Sporting vive bem com este tipo de pressões. Assim e em cada jogo há que defender a camisola que vestem e nunca esquecendo que a defesa começa à saída da grande área adversária.

Texto de José Manuel Cardoso para o Negócios do Futebol