Oficial: Carlos Carvalhal é o novo treinador do Sporting CP


A SAD do Sporting Clube de Portugal enviou à CMVM (Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários) um comunicado que diz que o novo treinador do Sporting é Carlos Carvalhal.
O contrato do treinador português, de 43 anos é válido até ao final desta época. A SAD Sportinguista tem a opção de prolongar o contrato de Carlos Carvalhal até ao final da próxima época (2010/2011).

«Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, informa que, a partir desta data, o Treinador Carlos Carvalhal assumirá o comando técnico da equipa principal.

Mais informa que o contrato celebrado com o Treinador é válido até ao final da época desportiva em curso, tendo sido conferida à Sporting, SAD a opção para, querendo, fazer prorrogar o referido contrato para época 2010/2011.

Lisboa, 15 de Novembro de 2009

O Conselho de Administração»


Carlos Augusto Soares da Costa Faria Carvalhal, que é natural de Braga, já treinou esta época na Liga Sagres, comandando o Marítimo. Contudo, em Setembro demitiu-se do clube Madeirense.
Enquanto treinador, Carlos Carvalhal começou no Sporting Clube de Espinho, na época 1998/1999, depois na época seguinte treinou o Freamunde, todavia, na época 1999/2000, regressou ao Sporting Clube de Espinho. Na época seguinte treinou o Desportivo das Aves. Na época 2001/2002 foi para o Leixões e esteve também neste clube na época 2002/2003 e teve muito sucesso, dado que levou o Leixões, que se encontrava na 2ª Divisão, até à final da Taça de Portugal, onde o clube de Matosinhos perdeu por 1-0 frente ao Sporting e consequentemente garantiu um lugar na Taça Uefa, agora chamada de Liga Europa.

Carlos Carvalhal, treinou ainda vários clubes, como o Vitória de Setúbal (onde em 2007/2008 ganhou a Taça da Liga frente ao Sporting e o V. Setúbal garantiu um lugar na Taça Uefa), o Belenenses, o Sporting de Braga, o Beira - Mar, o Asteras Tripolis, da Grécia e o Marítimo.
Como jogador, Carlos Carvalhal passou por clubes como o Sp. Braga, Chaves, FC Porto, Beira - Mar, Tirsense e Sp. Espinho, onde acabou a carreira de futebolista e começou a carreira de treinador.