Braga mantém-se invencível após derrotar o campeão

Image Hosted by ImageShack.us

O Sporting de Braga continua vitorioso no campeonato, tendo somado hoje a quinta vitória consecutivas, desta vez às custas do FC Porto. Num jogo bem disputado, embora com ligeira vantagem estatística para os azuis e brancos, os bracarenses acabaram por levar a melhor, ficando assim com os três pontos.

As duas equipas entraram em campo com sistemas tácticos semelhantes o que levou imediatamente a um equilíbrio de jogo, com as posições dos jogadores a encaixarem. Nos primeiros minutos houve algumas oportunidades para ambos os lados, contudo, por culpa dos guarda-redes, ou da ineficácia dos avançados, a bola não chegou a entrar. Ainda na segunda parte, Álvaro Pereira derruba Alan na grande área, contudo, o árbitro, nada assinalou. Todavia, ao ver as imagens televisivas é possível ver que, na verdade, Alan é resteirado pelo internacional uruguaio.

Alan

Na segunda metade da partida, o Braga entrou mais dominador, enquanto que o FC Porto deixou de trocar tão frequentemente a bola, e quando tal acontecia esta perdia-se na defensiva bracarense, ou nas mãos de Eduardo. A estratégia montada por Domingos Paciência conseguiu com que o tridente ofensivo azul passasse despercido na partida, contudo, o Braga, embora dominasse, não estava a ter muitas oportunidades flagrantes de golo. Este chegou no minuto 69, num lance feliz de Alan que, na tentativa de cruzar a bola, acaba por a meter na baliza de Helton. A trajectória da mesma foi ainda desviada por Varela, surpreendendo o guarda-redes brasileiro.

A partir do momento em que se viu em desvantagem, Jesualdo Ferreira tentou dar um novo fôlego ao ataque portista, promovendo uma dupla substituição, com as saídas de Falcao e Meireles, entrando para seu lugar Rodríguez e Farías. Desta forma, o esquema azul e branco adoptado para a reviravolta do resultado foi o 4-4-2, que acabou por não surtir efeito. A equipa bracarense, até final, sofreu ainda alguns calafrios, tendo os portistas tido duas hipóteses flagrantes nos últimos minutos, que não foram devidamente aproveitadas.

Desta forma, o Sporting de Braga mantém o primeiro lugar, com mais cinco pontos que FC Porto e SL Benfica, este último com menos um jogo. Por outro lado, os portistas somam assim a sua segunda derrota consecutiva, após o 0-1 registado em Londres frente ao Chelsea.