Paulo Bento suspenso 1 mês por ofensas

Em causa, FC Porto-Sporting, da Taça, em Novembro de 2008. Treinador falha 1.ª e 2.ª jornadas. Oito meses depois, CD da FPF decidiu.

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) notificou, no passado dia 23, o Sporting da decisão de punir o treinador Paulo Bento com um mês de suspensão - o que implica ausência nas duas primeiras jornadas da Liga - e 1000 euros de multa, na sequência de declarações proferidas por causa da arbitragem de Bruno Paixão, após o jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal com o FC Porto, em Novembro do ano passado, quando os leões acabaram eliminados no desempate por grandes penalidades.

Assim, oito meses depois de instaurar o processo - o que aconteceu a 13 de Novembro de 2008 - a FPF decidiu, com base no disposto no Artigo 98.º - que refere ameaças, injúrias e ofensas à reputação - castigar o treinador com a pena mínima (suspensão e multa já descritas no parágrafo anterior), absolvendo-o da acusação de incitamento à indisciplina, previsto no Artigo 96.º e cujo castigo poderia ser suspensão de dois a quatro anos.

Na base deste processo - de cuja decisão o Sporting já decidiu recorrer para o Conselho de Justiça - estão declarações de Paulo Bento logo após o jogo, entre elas as que, a seguir, transcrevemos:
- «O Sporting é demasiado simpático para as arbitragens... Temos de, com estes ambientes, criar dificuldades também aos árbitros»;
- «Coragem não lhe faltou. Expulsou um jogador e estava de costas! A arbitragem portuguesa mete nojo»;
- «Continuo a acreditar que alguns árbitros são incompetentes, mas também começo a acreditar que não é só incompetência».