Olhar sobre o Sporting: O nosso desafio

 Agora que a temporada está a chegar ao fim, após a final da Taça de Portugal, há que fazer um balanço e analisar o que foi a época desportiva do Sporting. O primeiro ano de mandato de Godinho Lopes foi o ponto de partida de um novo ciclo.

Novos dirigentes, nova estrutura no futebol, desde a comunicação passando pela direcção desportiva, alterações no corpo clínico e um conjunto de novos jogadores numa reestruturação significativa de plantel. Pelo meio ainda a mudança de treinador, numa decisão muito ruidosa no momento mas que acalmou face a uma liderança com enorme empatia e ligação aos sportinguistas.

As meias-finais da Liga Europa, a presença na final da Taça de Portugal e o acesso às competições europeias são um tónico forte para a próxima temporada. Também deve ser nesta perspectiva que devemos absorver esta época para que ela sirva de motivação. Os desafios que estão à porta, a vários níveis e com diferentes implicações, são sérios de mais, pelo que devemos centrar as nossas forças em objectivos comuns, com sentido de responsabilidade e união, desfazendo ruído desnecessário e desestabilizador.

Ao contrário de outros que apontam agora baterias para distrair os seus adeptos por não cumprirem os objectivos a que se tinham proposto, os sportinguistas devem apostar na serenidade e na confiança, na solidariedade e no apoio constante, para que possamos vencer rapidamente as dificuldades e barreiras que se nos colocam, em prol da sustentabilidade económica, financeira e desportiva. É disto que se trata. Este é o nosso maior desafio.

Face aos novos tempos, aqueles que melhor e mais depressa encontrarem soluções, souberem antecipar as respostas às dificuldades, e adoptarem um novo posicionamento, inovador e dinâmico, sustentado e responsável, serão, seguramente, os mais fortes a médio e longo prazo.

No meio da turbulência em que se encontram a Europa e os mercados, o Sporting, face à sua grandeza, aos seus activos, à sua marca, aos seus valores e à sua história, havendo solidariedade e união na família sportinguista, tem meio caminho percorrido para encontrar soluções que garantam a sustentabilidade da instituição.

«O nosso desafio» por Salema Garção