Sp. Braga perde e complica passagem à próxima fase

 O Sp. Braga perdeu em casa com o Besiktas e precisará de mais do que apenas sorte para seguir para a próxima fase. Num encontro a contar para a 1ª mão dos dezasseis-avos da Liga Europa, o Besiktas, de Carlos Carvalhal, foi  a Braga vencer por 2-0, com golos de Tomas Sivok, internacional checo, e Simão Sabrosa.

Os bracarenses entraram fortes mas incapazes de criar perigo para a baliza do adversário. A primeira oportunidade do jogo pertenceu mesmo ao Besiktas, com Ricardo Quaresma a rematar ao lado da baliza de Quim. Pouco depois, Hélder Barbosa levou quase 2 amarelos de "rajada". Primeiro, por fazer falta sobre Kavlak, depois, por alegada simulação dentro da área dos turcos.

A inferioridade numérica não se notou demasiado no Sp. Braga, até porque o Besiktas não corria muitos riscos no ataque, dando a iniciativa do jogo aos bracarenses. Os homens comandados por Carlos Carvalhal chegaram ao golo ainda na primeira parte, por intermédio de Sivok. Na sequência de um canto batido por Manuel Fernandes, o internacional checo subiu mais alto do que a defesa arsenalista e bateu Quim.

Na segunda parte, nada de extraordinário se pode realmente registar. O Sp. Braga estava reduzido a 10 elementos e arriscar demasiado poderia pôr em causa a eliminatória, e o Besiktas, que já se encontrava a vencer, esperava apenas pelo apito final. Os turcos chegaram mesmo ao 2-0. Simão Sabrosa bateu Quim e aumentou a vantagem para a sua equipa.

A 2ª mão está marcada para dia 23 de Fevereiro, em Istambul, e vai decidir quem passará aos oitavos-de-final da Liga Europa.