Olhar sobre o FC Porto


A Mística Azul e Branca - Ventos de Mudança

Como já todos percebemos o Futebol Clube do Porto optou por dar inicia á preparação da nova Temporada. Não que a actual época 2011/12 já esteja perdida pois mesmo a 5 pontos de distância do líder SL Benfica tudo ainda é possível e com toda a certeza que os Dragões ainda quererão deixar a sua marca na triste e enfadonha Taça da Liga e na Liga Europa os Portistas tentarão ir o mais longe possível.

Os sinais de mudança são mais do que evidentes e as movimentações dentro do Reino do Dragão começam a ser muitas. A tal “limpeza de balneário” de que fiz referência na Crónica anterior foi o primeiro sinal, Domingos Paciência está sem Clube e eis que finalmente Paulinho Santos integra a equipa Técnica de Vítor Pereira. É um alívio ver que finalmente a tal estrutura que tantos elogiam começa a movimentar-se no sentido de corrigir os enormes erros que cometeu depois da saída de André Villas-Boas.


Mas atenção, não estou com isto a dizer que Vítor Pereira é o rosto do tremendo erro de Pinto da Costa e seus Pares. O actual Treinador do FC Porto não tem culpa de que a estrutura tenha estado a dormir na forma quando AVB se foi embora do FC Porto.

Vítor Pereira tem feito o que pode dentro das suas mais do que claras limitações. Está mais do que provado que o Homem de Espinho não tem capacidade para liderar uma Equipa como o FC Porto e está também demonstrado que as suas intervenções públicas são do pior que existe uma vez que quase sempre que o Treinador fala é para se enterrar publicamente. VP pode até chegar a ser Campeão Nacional, vencer a triste Taça da Liga e até ir mesmo muito longe na Liga Europa, mas são notórias as suas limitações e falta de liderança em todos os aspectos.

Não quero com isto dar ainda mais pancada no “saco de pancada” em que muito boa gente transformou o Vítor Pereira. O actual Treinador do FC Porto tem da minha parte um profundo agradecimento pelo facto de ter aceite ser a “fuga perfeita” de Pinto da Costa, pois quer o VP acabe bem ou mal no comando do FC Porto, o Presidente dos Portistas saíra sempre a ganhar em todos os aspectos. Este é um facto que ninguém poderá contestar e contrariar.


Os Ventos de Mudança estão aí. Como já o disse, os primeiros passos estão a ser dados. Espero sinceramente que agora a estrutura não volte a ficar a ver os navios a passar e que aproveite o facto de o 9º Melhor Treinador do Mundo estar disponível para treinar o Futebol Clube do Porto.

E já agora espero também que mesmo a mancar que o FC Porto consiga alcançar pelo menos o título de Campeão Nacional de Futebol da actual temporada para poder manter um pouco da sua Honra.

Crónica semanal de Pedro Silva, The Blue Onepara o Negócios do Futebol