Campeões nacionais vitoriosos e líderes

Vitor Pereira (FC Porto)

Um penalty convertido por Hulk nos descontos da primeira parte foi suficiente para o FC Porto iniciar a sua defesa do título com um triunfo por 1-0 em Guimarães. Os "dragões" já lideram isolados.

O campeão FC Porto, que tinha visto Benfica, Sporting e Braga perderem pontos no arranque da Liga portuguesa, não tremeu e somou a terceira vitória consecutiva sobre o mesmo adversário, isto depois de ter batido o Guimarães na final da Taça de Portugal da época transacta e na disputa da SuperTaça portuguesa, há uma semana. No entanto, o sucesso portista foi tudo menos fácil, tendo o momento decisivo do encontro surgido mesmo em cima do intervalo, quando Leonel Olímpio derrubou Cristian Săpunaru na área vimaranense e Hulk não perdoou na correspondente grande penalidade. A segunda parte continuou a ser muito disputada, mas não apresentou tantas oportunides de golo como nos primeiros 45 minutos, com o FC Porto a gerir a magra vantagem e a assegurar a conquista dos três pontos, o que lhe permite assumir isolado a liderança da prova, já que todos os outros jogos disputados até ao momento redundaram em empates.

O Marítimo não foi além de um nulo na recepção ao Beira-Mar, por sinal o mesmo resultado do Feirense-Nacional. Um empate (1-1) foi igualmente o desfecho do embate entre o Vitória de Setúbal e o Paços de Ferreira. A ronda inaugural conclui-se esta segunda-feira, altura em que a União de Leiria recebe a Académica de Coimbra. in UEFA.com