Nacional vence e Guimarães empata no acesso à Liga Europa

Nacional dá passo de gigante

Dois golos de Mateus e um de Luís Alberto, todos durante os primeiros 45 minutos, permitiram ao Nacional bater em casa o BK Häcken, por 3-0, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da UEFA Europa League, resultado que abre excelentes perspectivas para a passagem do conjunto insular ao "play-off".

O Nacional entrou com tudo no jogo disputado no Estádio da Madeira, no Funchal, sendo preciso esperar apenas até ao minuto 13 pelo primeiro golo do encontro, quando um canto apontado por Rene Mihelič acabou por ser desviado para o fundo da baliza sueca por Luís Alberto. O segundo tento da equipa portuguesa surgiu cinco minutos volvidos e ficou a dever-se em grande parte novamente a Mihelič, que desmarcou Mateus com um soberbo passe, com o internacional angolano a não falhar perante o guarda-redes Christoffer Källkvist.

O resultado parecia ir prevalecer até ao intervalo, mas Mateus tinha outros planos e acabou por bisar em cima do minuto 45, atirando a contar após uma assistência de Dejan Školnik. Apesar de não ter conseguido dilatar a vantagem na etapa complementar, o Nacional pode abordar com confiança o jogo da segunda mão, agendado para Gotemburgo na próxima quinta-feira.

Guimarães empata na Dinamarca

Já o Vitória de Guimarães empatou 0-0 no reduto do FC Midtjylland, em partida referente à primeira mão da terceira pré-eliminatória da UEFA Europa League.

O conjunto minhoto, que no dia 7 de Agosto vai disputar a Supertaça portuguesa frente ao FC Porto, saiu da Dinamarca com um nulo, desfecho esse que deixa tudo em aberto para o segundo encontro entre as duas equipas, a ter lugar dentro de uma semana, em Guimarães. A formação orientada por Manue Machado teve algumas oportunidades para marcar, pelo menos, um golo, isto num embate sempre muito disputado e onde o Midtjylland também procurou sempre o golo. Marcelo Toscano foi quem mais perto ficou de dar vantagem ao Guimarães, decorria o minuto 81, mas o seu remate cruzado fez a bola sair a rasar o poste, com a igualdade a imperar mesmo até ao apito final. in UEFA.com