Feirense garante um lugar na Primeira Liga


Centenas de adeptos celebraram este sábado à porta do estádio do Feirense a subida do clube à Liga portuguesa de futebol, depois de esperarem mais de três horas pela equipa, que chegou num autocarro descapotável.

Grande parte desses apoiantes encontravam-se no centro de Santa Maria da Feira para assistir aos espectáculos do Imaginarius, o festival de teatro de rua que hoje aí termina, mas mesmo esses acabaram por ficar no estádio a ouvir as cantilenas que uma claque das camadas jovens acompanhava com bandeiras e cachecóis azuis e brancos, após ao triunfo do Feirense no terreno do Desportivo das Aves (2-0) na penúltima jornada da Liga de Honra.


Henrique, com dois golos, foi o herói da equipa de Santa Maria da Feira, que 21 anos depois regressa ao escalão maior do futebol português (a última presença remonta à época 1989/90). O Feirense soma 54 pontos, mais dois do que o Gil Vicente (venceu hoje no Estoril) e mais três do que o Trofense (venceu o Sp. Covilhã), mas já só poderá ser ultrapassado pela equipa de Barcelos. A Oliveirense, derrotada em Penafiel, despediu-se da possibilidade da subida.

A última jornada decidirá quem acompanha o Feirense, com o Gil Vicente a receber o já despromovido Fátima, enquanto o Trofense jogará nos Açores diante do Santa Clara.