FC Porto é o clube com mais títulos: Taça Latina não conta


A FIFA anunciou que não reconhece a Taça Latina, troféu que o Benfica conquistou em 1950, como troféu oficial, o que torna o FC Porto automaticamente no clube português com mais títulos de sempre, contando com 69 títulos, mais um que as águias.

O departamento responsável pelas bases de dados da FIFA explicou que a Taça Latina «não merece o reconhecimento oficial» por parte do organismo que rege o futebol mundial e por isso o título que o Benfica conquistou em 1950 não entra no somatório global de títulos o que significa, desde logo, que o FC Porto, no passado Domingo, ao conquistar a Taça de Portugal, ultrapassou o Benfica em número de títulos. A FIFA, em esclarecimentos prestados à Agência Lusa, argumenta que as leis do jogo em vigor na altura em que a prova se realizou «não eram aplicadas nessa competição» e que «nunca se referiu aos vencedores da Taça Latina» em qualquer publicação sua. Ficam esclarecidas as dúvidas surgidas no final da vitória portista na Taça de Portugal quanto ao número de troféus que os azuis e brancos possuem e se ultrapassaram ou não o Benfica.

Esta vantagem azul e branca pode inclusivamente ser dilatada no início da época 2011/12 uma vez que o FC Porto disputa a Supertaça portuguesa com o Vitória de Guimarães e a Supertaça europeia contra Barcelona ou Manchester United.