Estrelas do Madrid em vias de extinção


Estamos a assistir possivelmente àquilo que se trata de uma extinção em massa das estrelas para os lados de Madrid, onde outrora morava não uma, mas várias constelações por ano. José Mourinho é o "assassino", honras lhe sejam feitas por tão audaciosa morte em massa, salvo seja. Nota-se, sim nota-se de longe, que Jorge Valdano já não mora nas vizinhanças do Bernabéu... Acabaram-se os "Zidanes", ou melhor quase acabaram, porque, salvo uma "ronaldesca" excepção, os que existem são agora anões castanhas.

Mas terão deixado de existir estrelas realmente? Terão deixado de existir "galáxias" em Madrid? Não, apenas já não existem aquelas estrelas que eram imagens de uma campanha publicitária a uma qualquer roupa interior nos Estados Unidos e, dois dias depois, eram atletas aos quais se exigia o topo, em Espanha. Não há "Zidanes", é certo, mas há "Özis", "Sahins", "Altintops", "Khediras". Agora, o Real, com todas as polémicas que possam existir quanto às escolhas do treinador, tem jogadores de futebol com tudo o que de redondo ele tem e que não são somas avultadas de dinheiro.


Não quero com isto dizer que este plantel não tenha deixado de fazer campanhas para a "Armani", a "Nike" ou a "Pepsi" - passo a publicidade -, apenas que essa não é a prioridade. Aliás, ao passo que dantes o Real era acusado de ter uma defesa que contrastava com o ataque, agora a direcção e equipa técnica blanca perceberam que possivelmente a culpa disso seria dos sectores ofensivos e não dos "amigos de Casillas".

Mais, o Real tem neste momento dificuldade em contratar jogadores perto dos trinta anos, e não aposta em jovens que possam dar frutos para vários anos e não cifrões por duas ou três épocas. E isso até pode querer dizer - ou não - que no futuro, os problemas que o Barcelona terá para renovar a equipa, o Real já não terá. Contudo de novo digo, "ou não": com a cantera catalã não se brinca. Ainda assim, estamos perante uma aproximação a uma equipa de futebol universal isso é certo! Enquanto isso não é atingido, façam apostas desportivas na bwin.com.

Texto de Blanconazo para o "Negócios do Futebol"