Panorama Geral

Image Hosted by ImageShack.us

Benfica: Ao olhar para as recentes exibições do Sport Lisboa e Benfica torna-se óbvio que tudo o que seja vantagens por dois golos a zero deve levar todos os benfiquistas a pôr as mãos na cabeça e rezar muito! Com o Porto, o Benfica vinha de uma vitória histórica em qualquer época, muito mais nesta em que apenas o Jokanovic e um treinador espanhol, que era tão bom que nem o nome fica na história, conseguiram vencer no Dragão. Mas bastaram 10 minutos a Porto e 10 minutos à Benfica dos cinco a zero, para a eliminatória ficar fechada a favor dos azuis e brancos. Curioso foi ver a reacção do Jesus aos três a zero de Falcao: "Ai Meu Deus!" Terá sido dos jogos em que Jesus mais engoliu a pastilha e que mais vezes chamou pelo nome do Pai. Com o Paços de Ferreira, mais uma vez vimos na primeira parte o Benfica dinâmico, que nos poderia levar a pensar que ia alcançar o Porto na Liga (sonho realista depois de uma grade de minis), gerir sem dificuldade a segunda mão da taça de Portugal, chegar mais longe na Liga dos Campeões ou ganhar a Liga Europa.

Mas eis que bastaram quinze minutos de intervalo para vermos o velho Benfica apático, aquele que já está a dezanove pontos do campeão nacional, eliminado da Taça de Portugal, eliminado da Liga dos Campeões e aquele que leva algum ou bastante receio no confronto com o Braga na Liga Europa. Equipa fisicamente cansada, mentalmente de rastos, perdida em diversas ocasiões e que vê nascerem vilões, Cardozo, Luisão, Roberto, e nascerem heróis improváveis, Moreira, Carlos Martins, ou até um elogiado a criticado jogo sim, jogo não, César Peixoto. Por estas razões os benfiquistas acreditariam mais na reviravolta de um três a zero, até de um cinco a zero, que da gestão de uma vantagem de dois a zero. Caso o Benfica vença por dois a zero o Braga a primeira palavra de Jesus vai ser: "Calma! Vocês conseguem dar a volta a isto!"

Image Hosted by ImageShack.us

Porto: "Já Chega!" Deve ser aquilo que mais diz o André Villas-Boas cada vez que fala com os seus jogadores no balneário. "Falcao pára de marcar golos!", "Hulk não corras tanto, nem partas tanto os rins aos adversários!", "Helton canta mais e defende menos!", "Moutinho tu não te cansas!", "Sapunaru deixa esse Steward em paz!" Na minha opinião a gestão do que resta da temporada deverá ser feita de duas maneiras: Liga, gestão à Jesus, mas nunca com o Kieszek, até porque isso já é esticar a corda; Liga Europa, jogar normalmente! Se é que se pode chamar "jogar normalmente" ao que o Futebol Clube do Porto faz... Até dá dó ver o Porto na Meia-final da Liga Europa e o Schalke04 na meia-final da Liga dos Campeões, não se pode trocar, Villas-Boas, Domingos e Jesus (este talvez menos) ficavam certamente mais contentes! Deste confronto que se avizinha a receita é simples, Falcao a marcar, Hulk a passar e Moutinho a fazer o que por vezes ninguém lhe reconhece, jogar, ele é sem dúvida um dos melhores jogadores portugueses da actualidade, só Bettencourt não percebeu isso. Por falar nisso alguém me sabe dizer em que mercados se arranjam maçãs "estragadas" deste calibre? Sei de uma dúzia de equipas europeias que pagavam bom dinheiro para ter desta "fruta podre" no seu meio-campo!

Image Hosted by ImageShack.us

Sporting: O Clube de Alvalade está a chegar à conclusão que muitos chegaram desde a saída do Paulo Bento: uma Taça de Portugal vinha mesmo calhar! Sporting teve pressa cedo de mais (despedimento de Paulo Bento ou até de Carlos Carvalhal) e está a pedir calma e tranquilidade tarde de mais. As últimas exibições provam que o clube lisboeta tem bons jogadores, mas também que tem muito jogador que tinha dificuldade em jogar na primeira equipa do Portimonense, não leves a mal Polga... Já se fala em reforços, entre eles Bobô, não sei se entraria bem ou mal na equipa de Alvalade, mas duas coisas são certas: Com este nome quem faz capas de jornais desportivos em Portugal ficava de barriga cheia, e qualquer ponta de lança que marque mais do que cinco golos por época é bem-vindo!

Image Hosted by ImageShack.us

Menção Honrosa: A primeira honra que presto vai directamente para Domingos Paciência, e todos devem concordar que ela é mais do que merecida. Afinal estamos a falar de alguém que depois de complicar a vida ao Benfica na temporada passada, nesta época tem-se entretido a fazer o mesmo não só com o Benfica mas tambem com o Sporting, mas fica no ar a dúvida se estes recentes resultados se devem ao Domingos ou já têm a mão do Leonardo Jardim...

Boa Semana Desportiva, Vasco Sinel de Cordes

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol