"Spurs" resistem à pressão milanesa no caminho até aos quartos


O Tottenham qualificou-se para os quartos-de-final da prova na sua época de estreia da UEFA Champions League, ao impor um empate sem golos ao sete vezes vencedor da competição, AC Milan, equipa que procurou incessantemente o golo que igualasse a contenda.

O Milan apresentou em White Hart Lane disposto desde cedo a anular a desvantagem de um golo trazida da cidade italiana e a verdade é que os comandados de Massimiliano Allegri, com o antigo jogador do Tottenham, Kevin-Prince Boateng, no lugar do suspenso Gennaro Gattuso, estabeleceram-se no meio-campo dos londrinos, pressionando fortemente a defesa adversária. Aos 25 minutos, os milaneses dispuseram da melhor ocasião de golo do primeiro tempo, num lance em que Alexandre Pato teve arte e engenho para retirar o guarda-redes Heurelho Gomes da baliza e cruzar para a zona frontal da área. Aí, surgiu Robinho a rematar de pronto, mas a bola tabelou em Benoit Assou-Ekotto e foi salva sobre a linha de golo por William Gallas.

O Tottenham somente através de lances de bola parada conseguiu importunar Christian Abbiati e, na transformação de um livre directo, Rafael van der Vaart rematou ligeiramente por cima da trave, embora o guarda-redes milanês tivesse o lance controlado. Precisamente no lance seguinte, o Milan foi ainda mais perigoso, com Ibrahimović a desmarcar Pato, que rematou na passada de pé esquerdo, para uma defesa com os pés de Gomes.

No primeiro lance da segunda parte e porventura avisado pelo seu treinador da quantidade de espaços que estava a conceder ao Milan, o Tottenham foi quem primeiro levou o perigo à área contrária, quando Peter Crouch correspondeu com um mau cabeceamento a um cruzamento de Aaron Lennon. Aos 65 minutos, o Milan voltou a estar perto de marcar, com Robinho a surgir na pequena-área e a rematar para a defesa de Gomes. Entretanto, os adeptos do Tottenham saudaram o regresso aos relvados de Gareth Bale, após longa paragem por lesão, que, na circunstância rendeu Van der Vaart. Aos 77 minutos, os milaneses voltaram a ficar perto do golo que empataria a eliminatória, com Pato a tabelar com Robinho e a rematar de pronto, às malhas laterais do poste esquerdo. Até final, o Tottenham cerrou fileiras, obrigando o Milan a visar a baliza somente através de remates fora da área. Mas sem efeito, para gáudio dos ruidosos adeptos londrinos. in UEFA.com