Samba ucraniano gela Olimpico de Roma

Shakhtar arrasador em Roma

O Shakhtar Donetsk deu um passo importante para garantir a primeira presença nos quartos-de-final da UEFA Champions League, ao vencer um jogo emocionante no terreno da AS Roma.

A equipa de Mircea Lucescu viu-se em desvantagem no marcador aos 28 minutos, depois de um autogolo de Răzvan Raţ, mas Jadson só precisou de 60 segundos para empatar. E o cenário para os ucranianos ficou ainda melhor, com Douglas Costa e Luiz Adriano a concretizarem a reviravolta ainda antes do intervalo. Jérémy Menez devolveu alguma esperança aos italianos com um magnífico remate na segunda parte, mas o Shakhtar vai mesmo defender uma vantagem de 3-2, em casa, dentro de três semanas.

O Shakhtar mostrou frescura física após a paragem de Inverno e entrou com o pé direito no encontro. Willian mostrava-se particularmente perigoso, com uma iniciativa pelo flanco esquerdo a oferecer o remate a Jadson, mas a bola foi cortada por John Arne Riise. Pouco depois, o mesmo Willian correu pelo centro do terreno e só foi travado, em falta, pelo defesa norueguês. Do livre resultante, o guarda-redes Doni teve de desviar a bola por cima da barra. Apoiados pelos adeptos, os romanos reagiram e Nicolás Burdisso perdeu uma oportunidade de ouro para abrir o activo, ao cabecear ao lado após canto de Francesco Totti. Mas a festa "giallorossi" não demorou: Daniele De Rossi recuperou a bola após mais um pontapé de canto e lançou Rodrigo Taddei, cujo cruzamento foi acorrido, ao segundo poste, por Perrotta, com Rãzvan Raţ a confirmar o tento num momento de azar.


Mas a vantagem não durou. Willian voltou a ter espaço para cruzar no flanco esquerdo, após uma tabela com Jadson, a defesa da Roma ainda aliviou, mas a bola foi para os pés de Jadson, cujo remate desviou em De Rossi e traiu Doni. De um momento para o outro, a defesa da casa parecia vulnerável a cada ataque adversário e os homens de Lucescu chegaram ao 1-2 quando estavam decorridos 36 minutos. Douglas Costa fugiu pelo flanco direito, cortou para o meio e assinou um pontapé indefensável. O Stadio Olimpico de Roma ficou silencioso e a equipa da casa pareceu não saber lidar com a rapidez dos contra-ataques dos ucranianos. E foi isso que aconteceu a quatro minutos do intervalo. Riise escorregou e perdeu a bola para Douglas, que correu pelo flanco direito e serviu Luiz Adriano que, assim, marcou o seu quarto golo na UEFA Champions League.

A Roma ficava com uma tarefa quase impossível pela frente, mas reagiu depois do descanso, com Totti e Menez a mostrarem-se cada vez mais influentes no ataque. E foi o francês - que vai falhar a segundo mão, por castigo, tal como Marco Cassetti - quem reduziu a diferença aos 61 minutos, tirando Jadson do caminho antes de bater Andriy Pyatov com um remate fantástico a mais de 20 metros. Os italianos mostravam mais confiança, mas à medida que subiam mais no terreno abriam brechas na defesa e, por duas vezes, Doni teve de sair da área para negar o golo a Luiz Adriano, enquanto um remate de Henrik Mokhitaryan saiu muito perto do alvo.

A entrada de Marco Borriello deu mais ímpeto ofensivo à Roma, com o internacional italiano a ameaçar, por duas vezes, nos últimos dez minutos. Paolo Castelini, Totti e De Rossi também forçaram Pyatov e defesas nos instantes finais, mas o Shakhtar conseguiu mesmo segurar um triunfo importantíssimo. in UEFA.com