Ganhou Messi


Um penalty apontado por Lionel Messi perto do fim permitiu à Argentina derrotar Portugal por 2-1 e infligir a Paulo Bento a primeira derrota à frente da selecção das quinas, em partida amigável disputada esta quarta-feira no Stade de Genève, na Suíça.

Pertenceu a Lionel Messi o primeiro lance de perigo do jogo do Stade de Genève, num cabeceamento improvável que saiu ligeiramente ao lado da baliza de Eduardo, após cruzamento de Ángel Di María que desviou em Bruno Alves. Messi voltou a assumir o protagonismo quando a Argentina inaugurou o marcador, aos 14 minutos: recolheu a bola no lado direito, flectiu para o centro do terreno e superou a investida de Raul Meireles antes de libertar Di María, que não perdoou à saída de Eduardo. O guarda-redes do Génova negou logo a seguir o segundo tento aos argentinos, numa defesa aos pés de Messi na pequena área, antes de Sergio Romero desviar um cruzamento perigoso de Nani, mas Portugal – que não pôde contar com José Bosingwa devido a queixas no joelho esquerdo depois do treino de véspera – chegou mesmo ao empate aos 21 minutos. João Pereira cruzou da direita, a bola bateu nas costas de Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo foi mais rápido a atirar para o fundo das redes de Romero, fazendo o seu 26º tento em 80 jogos pela selecção portuguesa.

Antes do intervalo, Ezequiel Lavezzi rematou por cima no coração da área e depois do reatamento coube a Almeida desperdiçar excelente oportunidade, de cabeça, após boa jogada de Ronaldo. Aos 49 minutos, Almeida desviou um lançamento lateral para a trave de Romero e Ronaldo atirou por cima na recarga. Rui Patrício, que entretanto substituíra Eduardo, defendeu um livre directo de Messi antes de Almeida falhar escandalosamente o segundo tento de Portugal, ao errar a emenda à boca da baliza. Já sem Ronaldo em campo, substituído a meio da segunda parte por Ricardo Quaresma, Postiga, Patrício voltou a impedir a Argentina de marcar a 12 minutos do fim, ao defender o remate de Javier Pastore, isto após Marcos Rojo cabecear ao lado na pequena área. Pastore acertou na barra a seis do final, após livre de Messi e foi mesmo o Bola de Ouro de 2010 a ter a derradeira palavra aos 89 minutos, ao converter com êxito o castigo máximo depois de Fábio Coentrão ter derrubado Manuel Martínez. in UEFA