FC Porto triunfa em Sevilha


O FC Porto conseguiu um importante triunfo, por 2-1, no reduto do Sevilla FC, ficando em boa posição para garantir a passagem aos oitavos-de-final da UEFA Europa League.

O embate entre dois clubes que nas últimas oito épocas venceram por três vezes, em conjunto, a Taça UEFA, começou a um ritmo baixo. A primeira situação de perigo surgiu aos 17 minutos, quando Luís Fabiano foi lançado em profundidade e ficou isolado frente a Helton, mas Rolando surgiu no último instante a anular a jogada. O FC Porto, que voltou a não contar com Falcao no ataque, respondeu aos 23 minutos. O guarda-redes Palop não segurou a bola após um pontapé de canto e James Rodríguez aproveitou para rematar da fora da área, mas Gary Medel estava bem colocado e salvou a equipa da casa.

Os espanhóis praticavam um futebol mais rápido e estiveram perto do golo à passagem da meia-hora, mas Rolando voltou a ser providencial e negou o golo a Kanouté. A equipa da casa dominou o final do primeiro tempo e voltou a criar perigo aos 37 minutos, quando Jesus Navas rematou forte do flanco esquerdo, obrigando Helton a uma boa intervenção. No entanto, o marcador chegou ao intervalo sem funcionar.



No reinício do encontro, os andaluzes voltaram a ameaçar, com o remate de Kanouté, da entrada da área, a não sair muito longe do alvo. O FC Porto foi mais eficaz e aos 58 minutos inaugurou o marcador. James Rodríguez marcou um livre da direita e Rolando foi o mais rápido a reagir, desviando a bola do alcance de Palop com um ligeiro toque. A resposta da equipa treinada por Gregorio Manzano demorou apenas sete minutos, com Kanouté a empatar numa jogada semelhante à do primeiro golo. Ivan Rakitić cobrou uma falta e o avançado maliano bateu Helton com um golpe de cabeça. No minuto seguinte, Luís Fabiano esteve perto de consumar a reviravolta, mas o guarda-redes brasileiro segurou o empate com uma defesa soberba. Hulk esteve sempre muito marcado no ataque da equipa de André Villas-Boas, mas quase facturou aos 74 minutos, na conversão de um livre. O remate do brasileiro, a 35 metros da baliza, foi violento e Palop foi obrigado a fazer uma defesa de recurso. O jogo estava numa fase frenética e na resposta Jesus Navas rematou com perigo, mas Helton voltou a levar a melhor no duelo. Poucos segundos depois, Kanouté não chegou à bola quando estava em boa posição para bisar.

O treinador do FC Porto lançou Fredy Guarín em jogo aos 60 minutos e o médio colombiano justificou a aposta ao marcar o golo que decidiu o encontro. A jogada é todo de outro suplente, Cristián Rodríguez, que recuperou a bola no meio campo ofensivo aos 84 minutos e tentou o remate, ganhando o ressalto e obrigando Palop a uma defesa de recurso, com a bola a sobrar para Guarín, que só teve de empurrar para a baliza. Os portistas conseguiram um triunfo importante numa cidade onde tinham conquistado a única Taça UEFA do seu palmarés. A segunda mão, essa, terá lugar a 23 de Fevereiro, no Estádio do Dragão. in UEFA.com