Arsenal vira o jogo frente ao Barcelona


O Arsenal FC logrou causar a segunda derrota da temporada ao FC Barcelona, vencendo os catalães por 2-1, no encontro da primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League, depois de ter estado em desvantagem.

O golo de David Villa ainda na primeira parte poderá ser decisivo para o desfecho da eliminatória, dentro de duas semanas, na Cidade Condal, que se decidirá sem Gerard Piqué, que viu um cartão amarelo e por isso cumprirá um jogo de castigo. O Arsenal apresentou-se no encontro sem os lesionados Lukasz Fabianski e Thomas Vermaelen e sem o suspenso Bacary Sagna, ao passo que o Barcelona não pôde contar com o capitão Carles Puyol, pelo que o seu lugar no eixo da defesa foi ocupado pelo habitual lateral-esquerdo Éric Abidal. A primeira ocasião de perigo surgiu aos seis minutos, após Cesc Fàbregas, na sequência de um excelente trabalho individual de Theo Walcott, ter descoberto uma nesga por onde servir Robin van Persie, mas o remate do holandês, disferido quase sem ângulo, foi defendido junto ao primeiro poste por Víctor Valdés.



O Barcelona respondeu aos 15 minutos, por intermédio do inevitável Lionel Messi, que surgiu isolado perante o estreante na prova, Wojciech Szczesny, depois de uma tabela com David Villa, mas o remate do argentino saiu a centímetros do poste esquerdo. O jogo prosseguiu numa toada de parada e resposta e, depois de Fàbregas ter disposto de uma boa ocasião, foi o Barcelona que, aos 26 minutos, chegou ao primeiro golo. Messi descobriu Villa entre os centrais e o espanhol, perante o guarda-redes, rematou a contar. No lance seguinte, foi Pedro a surgir em boa posição para marcar, na pequena área, após cruzamento de Villa, mas o remate em habilidade foi defendido por Szczesny.

A segunda parte começou bastante movimentada e Messi voltou a surpreender, uma vez mais por não conseguir desfeitear Szczesny, antes rematando às malhas laterais. O Arsenal tentou abrir mais o jogo, lançando Andrei Arshavin e Niklas Bendtner, e chegou ao empate no lance seguinte à entrada do dianteiro dinamarquês, aos 78 minutos. Desmarcado pelo lado esquerdo por Gaël Clichy, Van Persie surpreendeu Víctor Valdés ao rematar para o poste mais próximo, colocando a bola entre o guarda-redes catalão e o poste. Pode considerar-se a entrada de Bendtner como o momento-chave do encontro, uma vez que, aos 83 minutos, o Arsenal deu a volta ao marcador. Os "gunners" partiram num rápido contra-ataque, com Samir Nasri a escapar-se pelo lado direito. Sozinho na ala, esperou que surgissem companheiros na área, onde encontraria Arshavin para uma finalização de primeira, plena de classe, apanhando Víctor Valdés em contrapé. A reacção do Barcelona foi imediata e Daniel Alves esteve perto de empatar, mas Szczesny esteve em grande plano. in UEFA.com