Águia voa muito no Reino do Dragão sem fumo

FC Porto x Benfica - Taça de Portugal

O Benfica deu ontem um estrondoso passo rumo à final da Taça de Portugal. Na primeira-mão de uma meia-final que poderia muito bem ser a final do Jamor, os encarnados resolveram o jogo aproveitando falhas do Porto no sector defensivo. 2-0 foi o resultado final que coloca, agora, os detentores do troféu em muito maus lençóis para o jogo do Estádio da Luz

Os "dragões", por sua vez, caíram de forma redonda no esquema táctico montado por Jorge Jesus e que lançou César Peixoto no meio-campo, pela primeira vez conjugado com Gaitán e Fábio Coentrão. Quanto ao FC Porto, Falcao não se sentou nem no banco de suplentes e a aposta era na fórmula de sempre. Mas houve uma variante. Mediante a pressão alta e o esquema táctico encarnado, os portistas, em alguns lances denotando excesso de confiança, não conseguiram resolver os seus problemas e falharam passes atrás de passes, o que há muito não se via. Mais, falhava-os em zonas muito perigosas. A adicionar a tudo isto havia ainda as tentativas de saída com bola controlada por parte de Maicon especialmente, que raras vezes não davam problemas ao Porto. Numa altura em que do jogo ainda pouco se percebia, o Benfica chegou ao primeiro golo. Fábio Coentrão aproveitou da melhor forma um desentendimento entre Hélton e Maicon e, perante a protecção de bola deficiente do central, atirou rasteiro pelo meio das pernas do capitão do FC Porto.

A reacção dos portistas não foi pronta. No entanto, quando chegou, gerou perigo na baliza de Júlio César. James Rodríguez foi incapaz de desviar à boca da baliza deserta um cruzamento rasteiro e tenso. A seguir, os da casa ficaram a pedir penalty sobre Belluschi num lance que deixa dúvidas, mas no qual se aceita a decisão de Paulo Baptista.

FC Porto x Benfica - Taça de Portugal


Os encarnados haveriam de voltar a equilibrar a balança e de novo retirariam frutos daí. Mais uma falha defensiva. Na sequência de uma série de trocas de passes curtos atabalhoados na grande área, Fernando "assiste" Javi García. O espanhol, à entrada da área, em zona frontal, encheu o pé com a bola só a parar no fundo das redes. Hélton poderia ter ficado melhor na fotografia, ainda assim. O Porto voltaria a tentar chegar ao golo o mais cedo possível, infrutífero.

Devido à escassez de soluções ofensivas, André Villas-Boas tirou James Rodríguez e meteu Cristián Rodríguez. Mais tarde haveria de colocar Micael e Guarín. O treinador portista teve a paga de não jogar com qualquer ponta-de-lança no banco. Já em superioridade numérica - Fábio Coentrão terminou expulso - o Porto foi incapaz de marcar um golo e poderia ainda ter sofrido um outro. Resultado muito complicado para os da Invicta e que premeia o jogo muito inteligente do Benfica, mas, como disse Jorge Jesus "o Porto pode fazer lá [na Luz] o que nós fizemos aqui".