De olhos no futuro:Adel Taarabt


A qualidade do segundo escalão inglês está mais que comprovada. Seguindo um modelo em tudo semelhante ao da Premier League, mas com mais partidas ao longo da época (24 equipas/46 jornadas), as formações que ambicionam o escalão máximo do futebol inglês habituam-se desde muito cedo a um ritmo e intensidade de jogo bastante elevados. Blackpool, WBA e Newcastle, recém promovidos ao primeiro escalão, têm feito até ao momento boas campanhas, surpreendendo os gigantes ingleses por diversas vezes.

Adel Taarabt tem encantado os adeptos ingleses ao longo desta temporada, abrilhantando uma época a todos os níveis excelente do QPR, clube da cidade de Londres que há muito ambiciona um regresso à Premier League. Embora já tenha dado nas vistas ao serviço do Tottenham, o plantel de Harry Redknapp é um dos mais equilibrados a nível europeu, tendo soluções semelhantes para todos os sectores. Por isso, a "velha raposa" do futebol inglês decidiu vendê-lo aos vizinhos londrinos e, não fosse a boa época dos Spurs, esta decisão poderia ter causado algum sentido de arrependimento.

Adel Taarabt assinou pelo Tottenham no dia 8 de Junho de 2007. No Lens e no futebol francês era considerado mais uma das grandes promessas oriundas do norte de África, auspiciado por muitos como o novo Zinedine Zidane. Depois de dar nas vistas em território gaulês e de se mostrar à Europa, os Spurs decidiram abrir os cordões à bolsa, prometendo-lhe um papel importante no seio do clube. Isso não aconteceu e Harry Redknapp insistia em não dar total liberdade ao seu jovem prodígio, que não rendia como era esperado.


Durante a passagem por White Hart Lane, Taarabt não marcou qualquer golo oficial e as suas presenças foram bastante escassas. Assim, no dia 13 de Março de 2009 foi cedido ao QPR, clube da Championship inglesa. A liberdade de acção de que tanto precisava foi concedida pelo novo treinador Neil Warnock. Aos poucos, o prodígio marroquino foi-se afirmando no outro clube londrino, marcando o seu primeiro tento diante do Bristol City. Não fosse uma lesão no joelho, poderia ter conseguido uma segunda parte de época brilhante.

Mesmo assim convenceu os responsáveis do QPR, que no início da época 2009/2010 conseguiram o seu empréstimo para toda a temporada. Durante o campeonato foi uma presença fundamental marcando um golo frente ao Preston North End que ficará para a história: com a bola dominada desde o seu meio-campo defensivo, fintou três adversários e fulminou o guarda-redes adversário com um remate portentoso a 30 metros da baliza. Após esta excelente época e com nova falta de espaço no plantel dos Spurs, o QPR viu no início desta temporada uma excelente oportunidade para contratá-lo em definitivo, desembolsando para isso 1,5 milhões de euros.

A nível internacional, apesar de ter efectuado a sua formação nos escalões jovens franceses, Taarabt optou pela selecção marroquina. No apuramento para o mundial da África do Sul assumiu um papel de relevada importância. Neste momento, declarou-se inelegível até ao Outono de 2011, mostrando-se disponível para alinhar pelo seu país apenas depois dessa altura. No QPR, Adel Taarabt, apesar da sua tenra idade, já é um ídolo. Capitaneia a equipa apenas com 21 anos, assume a marcação das grandes penalidades e, na presente edição do Championship, conta já com 12 golos e 15 assistências. A cobiça no início da época foi grande: Barcelona e Valência pretendiam contratar o jogador. Mesmo assim, o jovem marroquino decidiu continuar a evoluir em Inglaterra podendo, se o QPR subir, experimentar a magia da Premier League na próxima temporada. Continua a somar momentos de pura magia, driblando os adversário e marcando golos do outro mundo, gozando de uma liberdade completa. É um jogador que, caso se concentre apenas na sua carreira e invista corpo e alma nela, terá certamente um futuro brilhante.



Texto de Rumo Ao Estrelato para o Negócios do Futebol