Prémios Sobretudo 2010

O "Prémio Sobretudo" destina-se a distinguir o Melhor Treinador do Ano, numa eleição feita pela administração do "Negócios do Futebol". Os nomeados são: José Mourinho, Vicente Del Bosque e Josep Guardiola. Eis a atribuição do "Prémio Sobretudo".


Prémio Sobretudo de Bronze: Josep Guardiola



Até pode "apenas" ter conseguido a Liga Espanhola, ultrapassando os 100 pontos (!), mas, para além de todos os recordes que bateu, especialmente a nível interno, Guardiola manteve o futebol muito atractivo que transformou o Barcelona numa das melhores equipas de todos os tempos. Numa temporada em que se suspeitava sobre o regresso do Real Madrid ao caminho dos títulos, Guardiola, com a calma que lhe é característica, segurou os rivais, vencendo-os, de resto, nos dois jogos nos quais se defrontaram. Na Liga dos Campeões estava a fazer um percurso imaculado até encontrar José Mourinho. O treinador português leu bem o jogo "culé" e os hábitos de Guardiola e anulou a equipa catalã. Já este ano, os dois voltaram a defrontar-se e o treinador do Barcelona mostrou que não cai duas vezes no mesmo erro, humilhando o eterno rival com uma vitória por 5-0.

Prémio Sobretudo de Prata: Vicente Del Bosque


É o principal responsável pelo expoente máximo do poderio da selecção espanhola. Vicente Del Bosque foi um treinador acima de tudo inteligente. Não perdeu as lições de Aragonés, bem cimentadas na "Fúria" e deu-lhe um toque pessoal. Preparou-se da melhor forma para o Mundial, obrigando os jogadores a lidar com o estatuto de "favoritos". Da melhor forma. Retirou de cada jogador o que de melhor ele tinha e chegou com naturalidade, até, à final. Nela não se deixou contagiar pelo estilo de futebol pouco holandês...da Holanda e mostrou que, a haver justiça, a Espanha sairia da África do Sul com o ceptro mundial em seu poder. E se a equipa até nem começou muito bem o Mundial, o que levantou algumas críticas quanto à postura espanhola, a verdade é que terminou-o em beleza e Del Bosque sempre agiu como se tudo aquilo fosse planeado.


Prémio Sobretudo de Ouro: José Mourinho


O "Senhor 2010". Conquistou um fantástico "triplete", inferiorizando o valor dos adversários internamente. José Mourinho tornou o que parecia complicado bem mais fácil do que parecia. Vendeu Ibrahimovic ao Barcelona. Em troca recebeu 50 milhões de euros e o passe de Samuel Eto'o, que vinha catalogado com fama de irreverente e indisciplinado tacticamente. Ora, Mourinho transformou o camaronês até em lateral e foi incrível verificar o rigor e a predisposição com que o ponta-de-lança desempenhava essa função. Se tinha algo de irreverente ou indisciplinado, no balneário de San Siro isso nunca foi visível, obra e graça de "Lo Speziale". Aliás, foi também óbvia a lealdade dos jogadores do Inter para com Mourinho. O português criou uma relação muito forte com todos os elementos do clube e deles retirava tudo o que queria sem que o seu nível de jogo sofresse alterações. Na final da Liga dos Campeões defrontou o "mestre" Van Gaal e deu mostras de nunca ter perdido o controle do jogo, marcando quando se impunha que o fizesse e apelando ao coração quando assim era necessário. É, por isso, na nossa opinião, merecedor de um "Sobretudo de Ouro 2010".