Besiktas garante o apuramento em Sófia


O Beşiktaş JK venceu o PFC CSKA Sofia por 2-1 e garantiu a passagem aos 16 avos-de-final da UEFA Europa League, ao mesmo tempo que terminou com as esperanças dos búlgaros continuarem em prova.

A equipa de Bernd Schuster sabia que em caso de vitória garantia um dos dois primeiros lugares do Grupo L e deu sempre a ideia de conseguir ditar o ritmo de jogo que mais lhe convinha, apesar de o português Ricardo Quaresma não ter saído do banco de suplentes. Os turcos ganharam vantagem no segundo tempo, com golos de Tomáš Zápotočný e Filip Hološko, enquanto o CSKA ficou no último lugar do grupo, apesar do golo de honra de Cillian Sheridan. Na primeira jornada, em Istambul, o Beşiktaş tinha batido os búlgaros graças a um cabeceamento de Fabian Ernst e o médio alemão teve uma boa oportunidade para voltar a marcar nos primeiros minutos do encontro em Sófia, mas Rais M'Bolhi defendeu sem dificuldades. Os visitantes controlavam o jogo de forma paciente, enquanto a equipa da casa rapidamente começou a dar sinais de nervosismo.


O único remate da equipa de Gjorgi Jovanovski até ao penúltimo minuto do primeiro tempo foi um disparo fortuito de Alexandar Tonev, mas foi sobre o intervalo que os búlgaros desperdiçaram duas grandes oportunidades. Spas Delev conseguiu ultrapassar a defesa do Beşiktaş, mas não acertou na baliza defendida por Cenk Gönen. Nos instantes finais do primeiro tempo, o guarda-redes turco teve de se aplicar a fundo para deter um remate violento de Michel. O CSKA quebrou no início do segundo tempo e ficou em maiores dificuldades à passagem da hora de jogo, com Zápotočný a cabecear e a não dar hipóteses de defesa a M'Bolhi. Poucos minutos depois, o guarda-redes da equipa da casa parecia condenado a sofrer mais um golo, mas encontrou forma para desviar o remate de Ali Küçik.

A sorte de M'Bolhi não durou muito mais tempo, pois o argelino escorregou e perdeu a bola para Hološko, que só teve de empurrar a bola para a baliza deserta. O vencedor estava encontrado, mas Sheridan saiu do banco para marcar um golo a papel químico do de Zápotočny. No entanto era demasiado tarde para a recuperação dos da casa.