Este Benfica...Mas que é isto Jorge Jesus?


Se há coisa que eu não gosto é de inventar o que está inventado! E J.Jesus ontem inventou que mete dó. Eu que sou Portista até nem estou preocupado, pelo contrário, mas compreendo porque tivemos por lá um inventor dos melhores (leia-se, dos piores) nestes últimos anos.

A começar pela opção da baliza. Deixar Quim ir embora para contratar este Roberto?! Pelo menos mantinha os dois caso o segundo fosse (como é) um flop. Um flop gigantesco de muitos milhões, já não dá para esconder ou disfarçar. Parece um qualquer daqueles 10 ou 12 que vinham para fazer esquecer o Baía e que ao 3º jogo já se sabia o que (não) valiam. Foi arriscar demais que sabe tudo de futebol! Ao bom estilo de J.Jesus.

Depois… Peixoto não vale um tostão, nem a defesa nem a médio… muito menos a extremo… não devia ter lugar neste Benfica sequer.

Coentrão é um médio/extremo razoável… mas não mais que isso. É bom como defesa pela garra que tem e pela desenvoltura nas subidas ao ataque, e não mais que isso… ainda não é aquilo que querem fazer dele… basta ver o seu posicionamento defensivo no golo da Espanha a Portugal, básico. Em vez de se focarem no fora-de-jogo, ou não, do David Villa, deviam perceber porque raio o Coentrão não subiu do lado oposto, quando toda a linha defensiva subiu… básico!


O prof. Queirós foi o primeiro que disse que o Coentrão podia ser um muito bom defesa esquerdo, Jesus seguiu-lhe as pisadas… mas era escusado inventar agora. É que o adversário não era a o Paços de Ferreira!

Rúben Amorim a Defesa direito… outro que o Jesus quer vir um dia a gabar-se de ser um grande defesa por sua causa…. É um barrete para defesa direito. Nunca será mau, porque não é… mas nunca será bom. Falta-lhe desde logo velocidade e intensidade para seguir os extremos e subir e descer constantemente no terreno.

Então e o 6 da equipa… para mim o equilíbrio fundamental da equipa na época anterior, Javi!? Porque raio preferiu ele o Airton!? É que nem a dar porrada é bom com o Javi!

Depois o Saviola a jogar tipo extremo!? É de bradar, quando nem deveria estar em campo de tão má forma que está

Entretanto a meio da 2ª parte ele varia o Saviola para o meio e fica o C. Martins a médio direito, tipo extremo que nunca será ou foi!

E claro C. Martins e Aimar na mesma equipa ao mesmo tempo é meio caminho para perder o meio campo… e foi o que aconteceu por completo.

E falta ainda confirmar uma coisa… o plantel que o Benfica teve na época anterior é mérito exclusivo do Rui Costa… de lá para cá parece-me que o J.Jesus não acerta nenhuma contratação! E a amostra de contratados com o seu aval já é extensa. São todos jogadores do nível a que ele estava habituado: entre Braga e Belenenses. Com tanto dinheiro gasto, não se entende a falta de soluções que apresenta.

Este ano resolve ainda inovar, leia-se inventar, ao passar para um suposto 4-3-3, quando o resultado da época anterior foi que se viu! Também não se entende!

Que nada disto belisque o que bom Jesus trouxe ao Benfica no ano anterior… mas já falhou na leitura de situações importantes, como no Dragão e em Liverpool….

… eu nem devia estar a avisar a malta destas coisas… acho melhor eles continuarem assim!

Texto de Nuno Ricardo Silva para o Negócios do Futebol